Artigos em revistas internacionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Artigos em revistas internacionais por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemÁfrica versus Europa: Cabo Verde no Atlântico Médio(REI, 2013) Madeira, João PauloEste artigo visa a apresentar um contributo para a reflexão acerca da integração de Cabo Verde na CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e sobre a aproximação de Cabo Verde às RUP (Regiões Ultraperiféricas) e, posteriormente, à União Europeia, tirando-se proveito da realidade de uma Nação que se gerou e se vai consolidando a partir da cooperação de povos e culturas oriundos dos dois espaços geográficos referidos. A discussão não se deve somente à posição geográfica privilegiada do arquipélago, mas, igualmente, liga-se a aspectos de ordem cultural, política, económica, comercial e de segurança, com especial destaque para a estruturação do Estado-Nação em Cabo Verde.
-
ItemJustiça social em cabo verde à luz da teoria de john rawls: entre a retórica político-institucional e praxis(InterEspaço, 2015) Monteiro, NatanielCabo Verde é uma República soberana que se organiza num Estado de Direito Democrático que reconhece a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, sem distinção quanto à origem social ou à situação económica. Entretanto, observa-se na prática que o cumprimento cabal destes princípios parece estar longe de ser uma realidade, afigurando-se como um problema complexo, especialmente no que se refere à relação entre as diferentes classes sociais em Cabo Verde e ao acesso equitativo às oportunidades tais como a distribuição de riqueza, acesso à cultura e autorrealização e ao acesso aos cargos públicos e posições sociais que estejam abertos não só no sentido formal, mas também no sentido prático. O artigo procura compreender esta problemática à luz da teoria de justiça de John Rawls, nomeadamente no que refere à conceção da justiça como equidade, num contexto onde se observam eminentes debates teóricos sobre a justiça e as desigualdades sociais.
-
ItemCabo Verde: Geopolítica e Projeção de um Pequeno Estado Insular na África Ocidental( 2015) Madeira, João Paulo
-
ItemCape Verde: Geopolitics and Projection of a Small Island State in West Africa(Brazilian Journal of Strategy & International Relations, 2015) Madeira, João Paulo
-
ItemBijagos Archipelago: Impacts and challenges for environmental sustainability(InterEspaço, 2016) Madeira, João PauloThe Archipelago of Bijagos in Guinea-Bissau is currently subject to numerous external impacts affecting their secular equilibrium. The islands were never contemplated by the colonial development, with the exception of two modest ports in Bubaque and Bolama. The latter place was the capital of the country from 1913 to 1941. The archipelago has attracted increasing interest on the part of economic agents, most of which are incompatible with the guarantee of sustainable development. There has been a general impoverishment as regards the preservation of marine resources, particularly with regard to the internal demographic pressure from a population that has doubled since 1981 and due to other external factors related to the neighboring and subsequent migration depletion of resources not renewable. The article analyzes the main vulnerabilities that the archipelago is currently facing and how natural resources have been preserved. The article follows an interdisciplinary approach between different areas of knowledge especially in projects involving both different academic fields (biology, ecology, geography, anthropology and history), for the non-scientific practices that include actors and institutions.
-
ItemCabo Verde na segurança e defesa do Atlântico: Dimensões da parceria Norte-Sul e Sul-Sul(Geográfica Venezuelana, 2016) Madeira, João Paulo & Monteiro, Nataniel AndradeAs mudanças políticas registadas no mundo pós-Guerra Fria intensificaram as relações inter-regionais, provocando ameaças e riscos no ambiente de segurança global, colocando em alerta os países do Atlântico, em especial Cabo Verde, alimentando a necessidade imperativa de criar as condições para garantir a segurança e a defesa. Este artigo pretende analisar, do ponto de vista estratégico, o papel de Cabo Verde, na segurança e defesa do Atlântico. Trabalhou-se com o método qualitativo, ou seja, revisando e analisando a literatura, o que permite determinar que Cabo Verde, apesar de ser um país pequeno, periférico e com escassos recursos económicos, pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova plataforma de segurança na relação Sul-Sul e Norte-Sul, transformando o Atlântico num corredor de paz e estabilidade política.
-
ItemCape Verde in West Africa region: towards a new paradigm for regional integration(BJIR, 2016) Madeira, João & Monteiro, Nataniel AndradeThe West African region has immeasurable natural resources and a market of more than 300 million consumers, contributing directly to the dynamics of the global economy. This article aims to identify the importance of this region in the development of Cape Verde, an economically dependent country that has given primacy to its foreign policy to bet on political and economic diplomacy. This investigation was a literature review, complemented through an interpretative analysis, in which the results obtained may allow to consider that the archipelago of Cape Verde needs to delineate a new paradigm of regional integration, vying for the West African geo-economics’ space and using as a platform to provide services to other ECOWAS countries, so that the gains may also revert to the strengthening of cooperation with the African continent
-
ItemÁfrica, a nova fronteira estratégica no desenvolvimento Global: a geo-política de cabo verde no contexto da Cedeao(Bogotá, 2016) Monteiro, NatanielO artigo procura compreender os desafios de desenvolvimento que se impõem a Cabo Verde, passados os trinta e oito anos da assinatura do Tratado Constitutivo para a sua integração na Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). O raciocínio central é o de que a estratégia de Cabo Verde após a independência passou por uma aposta ativa nas relações internacionais, essencialmente na mobilização da ajuda pública para o desenvolvimento. Esta mobilização baseava-se no cumprimento das obrigações internacionais e dos princípios da reciprocidade diplomática, expressamente com a Europa, os Estados Unidos da América e a China. Procedemos a uma pesquisa explorativa que é complementada por uma análise interpretativa, demodo a responder às questões-chaves desta investigação. Como recomendação geoestratégica, acreditamos que, num contexto abalado pela crise financeira internacional, que tem afetado diretamente ou indiretamente os parceiros estratégicos de Cabo Verde, seria vantajoso que o arquipélago centralizasse novamente a sua geo-política de integração na África, particularmente no âmbito da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, aproveitando o continente como nova fronteira de desenvolvimento.
-
ItemO Dragão Abraça África: Relações Cabo Verde-China(Brazilian Journal of Strategy & International Relations, 2017) Madeira, João Paulo
-
ItemPolítica externa Cabo-verdiana: evolução, perspetivas e linhas de força(Estudos internacionais, 2018) Madeira, João PauloO artigo tem por objetivo compreender os trilhos de Cabo Verde, em matéria de política externa com vista a potenciar o seu desenvolvimento. O país exerce desde a independência em 1975, uma política externa de não alinhamento, efetuando diligências na procura de fontes de financiamento com o propósito de centrar os seus esforços na adoção das melhores práticas de governação. Para o efeito, partiu-se das seguintes hipóteses de estudo: a afirmação e projeção de um país com parcos recursos naturais, geograficamente limitado e dependente de fluxos financeiros externos, necessita de aproveitar as suas caraterísticas geográficas com vista a colmatar as necessidades internas e, paralelamente, projetar-se para além das próprias fronteiras; os sucessos obtidos por Cabo Verde dependem de fatores ideacionais entre os quais se destacam: a transparência e accountability com o propósito de captar os recursos adequados, quer sejam públicos ou privados externos, a experiência e capacidade técnica na captação de programas e projetos de cooperação, a habilidade do país em se ajustar às “janelas de oportunidades” no sistema internacional. Para o efeito, adotou-se uma metodologia interdisciplinar aplicada ao estudo de caso do arquipélago, com vista a analisar acontecimentos, estruturas e contextos complexos, resultantes da sua insularidade.
-
ItemGestão Participativa dos Recursos Naturais no Arquipélago dos Bijagós(AmbientalMente, 2019) Madeira, João PauloA sociedade Bijagó articula-se em torno de aldeias, unidades políticas e económicas de base que gozam de autonomia de decisão e de uma quase autossuficiência. Os clãs estão organizados por sexo e classes de idade, cada um desempenhando um papel e possuindo deveres na comunidade. Cada ilha ou aldeia possui as suas próprias formas de adoração que estão voltadas para ídolos ou deuses - irãs - entidades dotadas de poder para fazer o bem ou o mal e às quais as preces são dirigidas. Cada ilha é considerada propriedade do clã e do seu irã como guardião. Existem áreas consideradas sagradas, o que significa que ninguém se pode estabelecer nelas, sendo interdito o seu uso continuado. Este é o caso de certos espaços em Rubane, Enu, Orango e Carache. Estas áreas são particularmente importantes para a conservação da natureza, uma vez que misturam vários tipos de ambientes, desde as savanas e mangueirais até aos bancos de areia, entre os canais de mar. Pretende-se com este artigo compreender como se articula a gestão das terras e a divisão dos espaços e explicar como se processam as decisões relativamente à preservação do ambiente e dos recursos naturais.
-
ItemSecurity Challenges for Small Island Developing States: The Case of Cape Verde(Revista de Relaciones Internacionales, Estrategia y Seguridad, 2019) Madeira, João PauloEste artigo é um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa e interdisciplinar, que integra conceitos e perspectivas da história contemporânea, das relações internacionais e dos estudos de segurança. Tem como objetivo principal analisar os problemas de segurança na África, tomando como referência o arquipélago de Cabo Verde, que faz parte do grupo de pequenos Estados insulares em desenvolvimento. Esse tema sugere uma abordagem multidimensional mais ampla que priorize o cruzamento dos dados obtidos a partir de uma análise crítica a fim de aprofundar os mecanismos de cooperação e integração regional, o que pode oferecer opções estratégicas ao Estado de Cabo Verde para prevenir e mitigar ameaças potenciais de segurança.
-
ItemCabo Verde and the United States of America: a bicentennial relationship(JANUS, 2022) Madeira, João PauloChanges in the distribution of world power suggest that insular countries such as Cabo Verde should diversify international cooperation and thus ensure long-term benefits. This premise, combined with principles of solidarity, mutual respect, transparency and responsibility has enabled the signing of various agreements between Cabo Verde and the United States of America in the areas of security and defence, development aid policy, democracy and human rights. This article critically discusses the main gains achieved in the relationship between the United States of America and Cabo Verde, an former Portuguese colony until July 1975 and, after that date, an independent state, with the purpose of providing an analytical framework to respond to the current challenges. To do this, an exploratory qualitative study was carried out based on bibliographical and documentary analysis. The article concludes that Cabo Verde and the United States of America have been following the evolution of the international community, taking into account the importance in the region where the archipelago is inserted, sharing synergies and exchanging experiences in matters of development, defence and security.