Revistas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Revistas por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemRevista investigação agrária série A nº1( 1985) Centro de Estudos AgráriosO panorama da agricultura cabo-verdiana. Perspectiva de médio e longo prazo. O autor faz uma breve discrição das características ambientais do pais para a abordagem após a atual situação da agricultura em Cabo Verde . Em seguida, apresenta, de forma reduzida, o mapa vocacional dos solos destes País bem como algumas considerações mais relevantes sobre as perspectivas de médio e longo prazo do desenvolvimento do sector agrícola de Cabo Verde.
-
ItemRevista investigação agrária serie A nº2( 1986) Intituto Nacional de Invistigação AgráriaNa primeira parte deste trabalho, o autor explica os mecanismos que controlam a precipitação na região de Sahell e os fenômenos responsáveis pelos riscos de precipitação, bem como a existência de períodos secos e úmidos nas séries pluviométricas. Procura explicar as razões da persistência da seca nos últimos anos devido ao facto de as atividades humanas estarem a trazer um desequilíbrio ecológico á sub-região. Em resultado das condições climatéricas que hoje prevalecem em Cabo Verde, o autor explica os baixos rendimentos da cultura do milho os risco que a efetam as medidas que devem ser tomadas para atenuar as consequência de tais baixos rendimento.
-
ItemRevista investigação agrária série A nº3( 1987) Silva, Carlos
-
ItemRevista investigação agrária A nº3( 1987) Instituto Nacional de Investigação Agrária
-
ItemFlora das culturas agrícolas da Ilha de Santiago (Cabo Verde)( 1996) Duarte, Maria Cristina. Moreira, Ilídio. Gomes, Samuel & Gomes, IsildoCom o objectivo de caracterizar as comunidades vegetais que acompanham as culturas agrícolas de sequeiro e de regadio praticadas em Santiago e, particularmente, no vale da ribeira Seca, efectuaram-se 16 levantamentos titoecológicos ao longo deste curso de água e encostas sobranceiras. A inventaria@0 floristica revelou a presenta de 118 taro pertencentes a 33 familias. Analisaram-se, ainda, 62 levantamentos realizados em diversos pontos da ilha, tendo sido identificados 172 taxa pertencentes a 42 familias. Gramineae. Leguminosae e Compositue sao as famílias melhor representadas. A flora inventariada C comparada com a referida em trabalhos precedentes, realizados por outros autores, revelandola ocorrencia de, pelo menos, 182 taxa na flora infestante. Os levantamentos da ribeira Seca foram analisados atravt5s do programa de análise numérica TWINSPAN, que indicou a presenta de 4 agrupamentos vegetais distintos, cuja interpretacao, atendendo às características edáticas, climáticas e topográticas dos locais onde ocorrem, sugeriu a disponibilidade hidrica como o factor mais determinante da sua composição.
-
ItemIlha de Santiago (Cabo Verde) – notas florísticas e fitogeográficas( 1999) Duarte, Maria Cristina. Gomes, Isildo & Moreira, IlidioDez taya (Achyranthes aspera var.pubescens, Andropogon/astigiatus, Anthephora cristata, Cenchrus bgorus, Chamaecrista mimosoides, Commelina d~@sa subsp. d$iia, Forsskaolea viridis, Tephrosia linearis, Tolpis/arinulosa e Stylosanthes humilis) são mencionados pela primeira vez para Santiago. Esta citaçãoo constitui também, para 4 deles, a sua primeira referencia para o arquipélago de Cabo Verde. A ocorrencia de espécies endémicas, cuja presenta nesta ilha não era verificada desde há longa data, é salientada pelo valor das comunidades vegetais que neles ocorrem, são referidos alguns locais particularmente importantes.
-
ItemPhoenix in the Cape Verde Islands( 2003) Henderson, Sally. Gomes, Isildo. Gomes, Samuel & Baker, William