Relatórios científico
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Relatórios científico por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemProjeto de cooperação bilateral entre Cabo-Verde e os países baixos "Energias Renováveis"( 1984-07) Livramento, Daniel. Cardoso, David. Silva, Filomeno. Versteegh, KeesEste relatório refere-se a segunda fase do projeto bilateral entre Cabo Verde e os Países baixos " Energias Renováveis", que começou de julho de 1991 e que durou 3 anos. O projeto foi realizado pela DF.R, Divisão de Energias Renováveis do MOR, Ministério do nesenvolvimento Rural da República de Cabo Verde. A contrihui~ao dos 'Países Baixos para o p~ojecto foi realizado por Engenheiros Consultores do DRV, em nome e como associados do CWD. A Agencia Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) forneceu material, equioamento e ferramentas para a nova oficina da DER, construída durante esta segunda fase. O Ministério do desenvolvimento e Cooperação dos Países Baixos (DGIS) financiou a assistência técnica holandesa, a construção da nova oficina e a aquisição de aero bombas e materiais suplementares.
-
ItemPrincipais agentes causadores de doenças nas culturas( 1996) Mendes, Adriano
-
ItemCaracterização socio-económico das mulheres chefes de família( 1996) De Pina, JaimeA situação de mulher a nível mundial e em Cabo Verde em particular é menos favorável do que a do homem. Situação essa mais grave e preocupante quando se trata de mulheres chefes de família . Em Cabo Verde 38.2% das famílias estão sob a responsabilidade da mulher. Nas zonas rurais essa percentagem é de 38.9 e um terço são mães solteiras. Esses dados sensibilizaram-nos a fazer um estudo mais detalhado da situação socioeconómico das mulheres chefes de família. Para elaboração deste trabalho começamos por descrever de uma forma sumária dos principais aspetos geoclimáticos e socioeconómico de Cabo Verde, ilustrando assim o meio físico que envolve as mulheres e a sua situação a nível geral no pais. Na impossibilidade de fizermos uma análise concreta da situação a nível nacional, decidimos debruçar o nosso estudo sobre três comunidades rurais, baseado em inquéritos juntos da mesma. Os resultados obtidos permitiram-nos retirar algumas conclusões e recomendações que achamos pertinentes, quais poderão ser uteis á estratégias da integração da mulher no desenvolvimento.
-
ItemAs principais pragas das culturas do milho e feijão no sequeiro( 1996) Barreto, Elsa
-
ItemEnsaios experimentais para o melhoramento do potencial forrageiro nas zonas áridas e sub-humidas( 1996) Tavares, JacquesRealizou-se ensaios exprimentais com cinco especies forrageiras: cenchrus biflorus (balanco), Hybiscus pyseloide (Flato), Demanthus virgatus (caiumbra), Rhynchelytrum repens (flor vermelho), Sorghum halepense (Sorgo), e uma (1) espécie de cereal ,Zea mays L. (Milho) para estudar o comportamento (produção de biomassa e grãos ou espigas) dessas culturas em relação á algumas técnicas culturais: escarificação mecanica,densidade de sementeira, associação culturais, palhagem (mulching), com o objectivo de determinar a biomassa, a patatibilidade, a capacidade de carga e de analizar estatísticamente a produção (biomassa e grãos ou espigas) em relação aos metodos de tratamento (escarificação e mulching).
-
ItemEstudo de variedade de feijão congo( 1996) De Sousa, MariaAs leguminosas de grão incluem um elevado número de géneros e espécies de uma grande importancia económica, fundamentalmente, pelo seu alto valor nutritivo e conteúdo proteico, que as enquadra dentro dos cultivos de maior relevancia a nível mundial. Em Cabo Verde os rendimentos de feijão em áreas agrícolas não satisfazem as necessidades da população pelo que obriga o Estado cabo-verdiano investir substanciais quantidades em divisas para a sua importação. No sentido de se contribuir para melhoria da cultura e inserido dentro de um programa de estudo de feijão congo a ser realizado pelo Intituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), num período de 3 meses. Este estágio tem com objectivo a instalação de um Banco de Germoplasma com vários ecotipos de feijão congo (Cajanus Cajan),em sequeiro.
-
ItemAgro silvicultura avaliação do impacto agroflorestal - árvores e culturas de sequeiro( 1996) Tavares, Aniceto
-
ItemUtilização da mangueira nos esquemas biológicos de conservação do solo e no sequeiro( 1996) Cassamá, Mutar
-
ItemEstudo da influência de níveis de azoto e fósforo no desenvolvimento do milho de sequeiro( 1996) Mandé, FranciscaUm dos factores influentes no crescimento das plantas é a quantidade de elementos nutritivos que se encontram a disposição daquelas no solo.A exploração das terras durante anos sucessivos, trás consigo o esgotamento e a perda da fertilidade dos solos. Em busca de maiores produções, torna-se necessário restituir ao solo não só os nutrientes que as sucessivas colheitas dele retiram como incorporar aqueles que as culturas mais precisam. No presente trabalho, descreve-se o estudo realizado sobre influencia de níveis de azoto e fósforo, no desenvolvimento do milho (Zea mays L.), em condições de sequeiro sobre um fluviossolo eutrico de terraço fluvial, na localidade de Várzea-Papaia , São Jorge dos Orgãos- ilha de Santiago .
-
ItemConstruções rurais( 1996) Afonso, LourençoA tendência atual, é para o avanço da desertificação nas nossas ilhas, de uma forma acelerada principalmente nas regiões no litoral das ilhas. A substituição dos métodos tradicionais de rega que no geral provoca muitos dispêndios em água, cuja escassez em Cabo Verde já é uma realidade, é uma das soluções para o travamento do processo. A satisfação de necessidade das populações Rurais no que concerne ao abastecimento de água para o consumo humano tem constituído e continua a constituir uma tarefa prioritária do Governo de Cabo Verde. O concelho de Santa Catarina é um dos mais populosos do país (cerca de 55 mil habitantes), que desde sempre vinha carecendo de ação concreta no domínio de abastecimento de água a alguns aglomerados populacionais rurais. Assim na localidade de Achada Leitão, no concelho de Santa Catarina vem sendo contemplado desde 1995 por um Projeto de DEGASP, financiado pelo Governo de Cabo Verde e executado pelo o INERF no âmbito do programa anual de abastecimento.
-
ItemPrincipais doenças e pragas nas fruticultura em Cabo Verde( 1996) De Barros, DomingosO fator limitante do desenvolvimento da fruticultura em Cabo Verde, tendo as espécies temperadas muito reduzidas é sem dúvida a fraca pluviosidade e ma distribuição. As atividades programadas foram realizadas juntamente com o orientador do estagio, pessoal técnico da área do laboratório de fitopatologia e no terreno que as “as coisas acontecem” (viveiro principal da fruticultura do Serrado, Viveiro florestal de Achada S.Filipe, S.Jorginho e Justino Lopes) Os problemas fitossanitários são normalmente grandes e diversos agravam a situação. Neste caso fizeram-se várias prospeções no terreno e com base nos sintomas diagnosticaram-se os inimigos das culturas quer no terreno e com base nos sintomas diagnosticaram-se os inimigos das culturas quer no terreno que no laboratório. No laboratório fizeram-se dois testes sobre bactérias (agrobacterium tumefaciens) no qual se utilizaram tomateiro como sendo plantas sensíveis ao ataque deste patógeno. Para os fungos preparam-se camaras húmidas para o isolamento do patógeno causador das enfermidades; desinfeção das amostras recolhidas e uso de fluorescente na desinfeção dos materiais para a inoculação. Das visitas feitas no terreno constataram-se constataram-se danos imensos causadas nas espécies como os citrinos, coqueiros, goiabeiras, papaeiras, pelos Lipedopteros, Homopteros, Heteropteros, Dipteros, Ácaros… A experimentação do controlo químico contra a Phyllocnistis citrella, no viveiro principal de fruticultura do serrado cujo produto utilizado “Unden” cujas concentrações de matéria activa foram 2,5%(Ec) e 75% (Pm) melhorou significativamente a situação sanitária. O controlo com fermomonas sexuais em jsutino Lopes e Serrado conta Cryptophebia leucotreta foram significavamente positivos.
-
ItemA problematica da viabilidade económica e financeira da suinicultura em Cabo Verde( 1996) Bom Jesus, Dionisio
-
ItemPrincipais doenças de regadio e de sequeiro( 1996) Costa, Carmen
-
ItemPlantas utilizadas na medicina tradicional em Cabo Verde( 1996-12-16) Silva, Francisco
-
ItemContribuição da produção hortícola de sequeiro na segurança alimentar em Rui Vaz( 2002) Neto, IdalécioEste relatório, intitulado “Contribuição da Produção Hortícola de Sequeiro na Segurança Alimentar em Rui Vaz”, é fruto de trabalho práticos realizados de 18 de junho a 31 de julho do corrente ano, na localidade de Rui Vaz. É de realçar que Rui Vaz é uma comunidade essencialmente agrícola inserida no conselho de São Domingos- freguesia de São Nicolau Tolentino, ilha de Santiago – Cabo Verde, pese embora verifica-se outras atividades de caracter económica na comunidade. Para o conhecimento da realidade em apreço, o presente trabalho incide sobre o efeito do fomento da horticultura na comunidade, a produção hortícola de sequeiro na satisfação de bens alimentares, a alimentação de base e a sua composição química bem como a distribuição espaço temporal das chuvas como fator limitante do desenvolvimento socioeconómico da comunidade. Dada a posição geoclimática de Rui Vaz a população local tem conseguido com apoio de várias instituições, produzir diversas culturas durante a época das chuvas, para o consumo familiar. No entanto. Hortícolas como a batata comum, o repolho, a batata doce, entre outros cultivadas em Rui Vaz, quer em parcelas familiares de dimensão média ou pequena, destinam- se essencialmente para venda, o que faz com que sejam por excelência culturas de mercado “ cash crop”. Nos dados apresentado neste relatório ressaltam matérias inerentes a segurança Alimentar em Cabo Verde e em particular, Rui Vaz bem como as vias encontradas pela comunidade local para suprir as insuficiências alimentares, nutricionais e para melhorar os seus rendimentos.
-
ItemAnálise financeira da empresa pública de abastecimento SA( 2002) Gunza, FilomenaDe 15/6 a 30/7/01, realizei o estágio na Empresa Pública de Abastecimento SARL, com sede na Achada Grande, cidade da Praia.. A EMPA é uma presa cuja atividade é a importação, distribuição e comercialização de bens alimentares de 1ª necessidade e de materiais de construção. A sua situação financeira não favorável, visto que o volume de negócios tem sofrido drástica reduções, devido á liberalização do mercado e a entrada de outras empresas no mercado de importação de mercadorias de primeira necessidade. Consequentemente, devido aos deficits que a empresa tem vindo a registar desde a ano 1999, a estrutura financeira da empresa mostra-se desequilibrada com o passivo a atingir 1.051.202 contos no ano 2000 e 79.2% do ativo total. A situação é bem difícil. Provavelmente, a empresa, devido designadamente á sua pesada estrutura de pessoal e á obrigatoriedade de algum serviço social, traduzido na distribuição de bens nos lugares mais recorditos do país, não tem capacidade competitiva, estando a sua atividade em riso. Talvez seja isso que o Estado pretende privatizar a empresa
-
ItemEstudo do impacto da liberalização do comércio externo no sector avícola - produção de frangos( 2002) Tavares, ElgaO presente relatório analisa o impacto da liberalização do comercio externo no sector avícola, usando essencialmente o método de analise de equilíbro parcial. A medida de política em analise é a descontingentação da importação ou remoção da quota ("plafond"). Estima em termos monetários o impacto directo da politica no bem-estar do produtor, consumidor, dos agentes de comercialização, e nas receitas do Estado; bem como as transferencias de recursos, nomeadamente no tocante ao dispendio de divisas Faz igualmente uma breve avaliação do impacto na segurança alimentar. A análise revelou que o impacto da politica começou a fazer-se sentir a partir de 1998, traduzindo-se num aumento significativo da importação de carne de frango em detrimento da produção nacional que sofreu uma quebra considerável.
-
Item
-
ItemEconomia de água no desenvolvimento de agricultura na bacia hidrográfica de São Domingos( 2002) Lopes, JoãoO factor limitante do desenvolvimento da agricultura em Cabo Verde é a fraca pliviosidade e a sua má distribuição, tornando a situação ainda mais grave o uso inadequado de rega. Com o objectivo de avaliar e apreciar a utilização da água em sistemas de rega tradicional e gota-a-gota utilizados na ilha de Santiago, fez-se estudos comparativos entre dois sistemas, utilizando a cultura do tomateiro, variedade calor.
-
ItemPolíticas e estratégias de desenvolvimento Agrário "Impacto na segurança alimentar "( 2002) Chicote, Manuel