Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Percorrer Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
Item
-
ItemA cagarra - newsletter of the zoological society of Cape Verde(Sociedade Cabo verdiana de Zoologia, 2014-12-08) Cornelis J. Hazevoet
-
ItemA competitividade da avicultura nacional - o caso da ENAVI( 2002) Semedo, GracelinoEste relatório apresenta as atividades realizadas durante o período de estágio na Empresa Nacional de Avicultura (ENAVI) SARL. O objetivo deste trabalho não se consubstancia apenas em transmitir, de forma sucinta, os conhecimento adquiridos pelo estagiário durante o curso de Bacharelato em Agro-Economia e Desenvolvimento Rural, no centro de Formação Agrária de São Jorge, mas também pretende contribuir com algumas reflexões para o desenvolvimento da pecuária em Cabo Verde. Durante o estágio, houve todo um contacto direto com a realidade da Empresa e com as atividades de produção ali desenvolvidas, nomeadamente produção de avos de consumo, produção d frangos de carne e comercialização dos mesmo produtos. A exposição da experiência adquirida ao longo deste relatório poderá contribuir para o esforço de recuperação e relançamento da ENAVI e de todo sector avícola nacional. A situação financeira da ENAVI SARL é critica a julgar pelo balanço e conta de exploração a que tivemos acesso. Durante os seus cinco anos de exploração, os resultados líquidos foram sempre negativos, com maior relevância nos anos de 1996 e de 1998, em que a empresa atingiu um prejuízo de treze milhões, quatrocentos e oitenta e quatro mil escudos C.V (13.484 contos) e onze milhões, trezentos e noventa e sete mil escudos C.V (11.397 contos), respetivamente. A empresa não consegue competir com os outros operadores que importam frangos e miudezas devido aos elevados custos de produção e também porque no exterior se consegue produzir e exportar a um preço mais baixo. Ela é solvável ma as dividas tendem a aumentar ao longo dos anos.
-
ItemA importancia da mulher na segurança alimentar e redução da pobreza: estudo de caso no concelho de Santa Cruz-Cabo Verde( 2008) Da Costa, HelenaO presente trabalho analisa a relação entre a mulher e a problemática da pobreza e da insegurança alimentar no concelho de Santa Cruz em Cabo-Verde. Organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas dizem que a pobreza tem o rosto da mulher, pois a maioria dos 1,2 bilhões de pobres são mulheres; as mulheres trabalham mais do que 50% de todas as horas trabalhadas no mundo, porém só 30% do trabalho feminino aufere remuneração, enquanto esta percentagem para o trabalho masculino ronda os 75%; as mulheres ganham acentuadamente menos do que os homens e ascendem raramente a cargos de relevo; a maioria dos analfabetos são mulheres; uma em cada três mulheres é chefe de família, tendo que assumir sozinha o sustento e a educação dos filhos. Por outro lado, dados da FAO indicam que a mulher desempenha um papel fundamental na alimentação da família, produzindo mais de metade de todos os alimentos cultivados. No entanto, o seu papel fundamental como produtoras e fornecedoras de alimento e a sua crucial contribuição para a segurança alimentar familiar, nem sempre foi tido em devida conta. Partindo desta realidade global, o trabalho centra a sua atenção nas mulheres na Bacia Hidrográfica dos Picos no concelho de Santa Cruz em Cabo Verde, procurando pôr em relevo o seu papel como produtora e como gestora de alimentos e as estratégias que ela utiliza para minimizar situações de pobreza.
-
ItemA importância do ecoturismo no patrimônio arquitetônico de Cabo Verde( 2009-12) Alves, CésarDesde a última década do séc. XX, o turismo em Cabo Verde tem sido um dos sectores que mais cresce, atraindo maior investimento directo estrangeiro. Contudo, este crescimento gerou também maior pressão sobre os recursos existentes, com impactes negativos a vários níveis. Tem-se reflectido e discutido a sustentabilidade do turismo em território nacional, com objectivos claros de valorização do destino turístico cabo-verdiano, através da conservação e melhoria do ambiente natural, social e cultural. A aposta das autoridades cabo-verdianas no incremento do turismo para o séc. XXI levou a eleição do ecoturismo como a actividade de futuro, com o objectivo de melhorar a competitividade da oferta turística, ser uma alternativa no sector. Uma actividade que pode ser implementada em qualquer ilha, desde que bem aproveitada a vasta oferta de produtos existentes, envolva e forme a população da importância da conservação da biodiversidade e contribua para a erradicação da pobreza ao gerar recursos económicos para as comunidades locais. Deste modo, se requer pensar que arquitectura para o planeamento e realização de infra- estruturas físicas para o adequado desenvolvimento do ecoturismo em Cabo Verde. Os actores directos como os arquitectos, engenheiros civis e planeadores têm uma enorme responsabilidade ao desenhar e executar obras para o turismo, sobre tudo em ecossistemas de grande fragilidade como os que caracterizam as áreas naturais. Sendo um assunto relativamente recente no país, ainda não se criaram normas, regras, directivas claras para o desenvolvimento deste tipo de infra-estruturas turísticas. Em muitos casos, são os próprios desenhadores e construtores, bem como aos seus clientes, quando demonstram alguma sensibilidade na conservação e preservação de áreas de significação ecológica, estabelecem os seus próprios critérios de desenho e códigos éticos que garantam o mínimo de impacte ambiental e uma interacção harmoniosa e sustentável entre a obra física e os espaços circundantes. O presente trabalho tem como objectivo discutir e analisar qual a importância do ecoturismo no panorama arquitectónico cabo-verdiano e se este turismo sustentável será apenas uma ideia teórica, um modelo ideal de actividade ou passível de ser aplicável, de se observar na prática.
-
ItemA problematica da viabilidade económica e financeira da suinicultura em Cabo Verde( 1996) Bom Jesus, Dionisio
-
ItemA problemática da desertificação: caso de estudo município de São Domingos( 2008) Barreto, GeisaEste trabalho tem como foco o estudo da problemática da desertificação no município de São Domingos e sua repercussão no desenvolvimento da agricultura local. O município de São Domingos padece de problemáticas ambientais em parte comuns ao País, sem deixar assumir uma natureza e contornos específicos, a evidenciar a degradação da orla marítima, salinização de água dos poços, a degradação da biodiversidade, a diminuição dos recursos hídricos, a erosão dos solos, a fraca capacidade institucional, o deficiente saneamento básicos, a utilização descontrolada de pesticidas e a degradação física da paisagem, problemas esses que merecem em tempo útil o devido tratamento numa óptica de prevenção ou mitigação dos impactos negativos advenientes. O município detém recursos ambientais preciosos e de grande importância para o desenvolvimento local. Para realização deste estudo uma série de procedimentos e técnicos de pesquisa foram utilizadas tais como: o levantamento bibliográfico, levantamento de dados estatísticos e trabalho de campo que compreendeu a realização de entrevista com o coordenador do projeto gestão ambiental na camara municipal de são domingos, a aplicação dos questionários juntos a oito pequenos produtores rurais e a visita a essas unidades reprodutivas. O trabalho esta organizado em dois itens: o que aborda a problemática da desertificação no Município de São Domingos; e o que aborda a atuação do poder local na luta contra a desertificação e condução do desenvolvimento agrícola no município.
-
Item
-
ItemA reforma das estruturas agrárias de Cabo Verde(Gráfica do Mindelo, Lda., 1981) Silva, Pereira João
-
ItemA segurança alimentar e nutricional em Cabo Verde(SNSA/MDR, 2013-05) Secretariado Nacional para segurança Alimentar
-
ItemA vegetação das ilhas de Cabo Verde( 2007-04-21) Duarte, Maria Cristina. Romeiras, Maria Manuel. Lousã, Mário. Costa, José Carlos. Salvador, Rivas-Martínez. Gomes, Isildo. Gomes, Samuel.
-
ItemAgro silvicultura avaliação do impacto agroflorestal - árvores e culturas de sequeiro( 1996) Tavares, Aniceto
-
ItemAgronegócio( 2014-12) Ministério do Desenvolvimento Rural
-
ItemAloe vera living barriers - Cape Verde - barreiras vivas de aloe vera (Portuguese)( 2009-03-05) Tavares, Jacques
-
ItemAloes vera life barriers - Cape Verde( 2010) Tavares, Jacques
-
ItemAnálise comparativa da rentabilidade de algumas culturas de regadio na Ilha de Santiago em Cabo Verde( 2009) Mendes, AdrianoA informação sobre a formação do custo de produção, a produtividade e conhecimento dos elementos que formam o custo de produção, são fundamentais para a tomada de decisão dos agricultores na adopção de técnicas para a realização das suas actividades agrícolas. Com este trabalho pretende-se analisar a produção, o custo de produção e os níveis de rentabilidade das culturas de tomate, repolho e cenoura comparativamente às duas tecnologias de rega utilizadas, nas condições do cultivo do agricultor da Ilha de Santiago. Para isso foi concebido uma ficha de inquérito, na qual foi registadas todas as informações técnicas e económicas junto dos agricultores referente às culturas mencionadas, à medida que vem se efectuando visitas as suas explorações agrícolas. Os resultados demonstram que produzir cenoura no sistema gota-gota garantam maior produtividade em relação ao sistema tradicional. O mesmo não se pode dizer em relação ao tomate e repolho. Em relação ao custo de produção comparativamente às tecnologias de rega a analise estatística não acusou diferenças significativas. Os resultados demonstram ainda que a produção das citadas culturas em ambas tecnologias é rentável e com a economia de água na ordem dos 50% quando as mesmas são praticadas no sistema gota-gota. Entretanto, concluiu-se que o rendimento do agricultor é determinado pelo nível de produção e pela época de produção, pois no período quente o preço de produtos em causa é mais elevado e consequentemente o produtor arrecada maior receita.
-
ItemAnálise da comercialização de algumas hortícolas na Ilha de Santiago( 2002) Santos, Antónia
-
ItemAnálise de alguns aspectos da caprinocultura na bacia hidrográfica de ribeira seca - ilha de Santiago( 2008-10) Silva, LudevinaA caprinocultura é uma atividade económica explorada em todos os continentes, estando presente em áreas sob as mais diversas características climáticas, edáficas e botânicas. Embora esta seja uma atividade importante na economia rural dos pais, tem vindo a enfrentar enormes constrangimentos relacionados, de entre outros fatores, com excedentes em efetivos, insuficientes lugares de bebedouros e á presença de raças pouco produtivos. Considerando que as dificuldades no desenvolvimento da pecuária cabo-verdiana se relacionam com entraves na planificação, devido á falta de conhecimento de aspetos importantes sobre o efetivo, sobre as unidades de exploração existentes e sobre os fatores que influenciam seu desenvolvimento, se decidiu realizar este trabalho no intuito de identificar alguns fatores quem têm vindo a comprometer esta atividade. Para a realização do trabalho, os dados foram cedidos por técnicos do Depto de Agroeconomia. O inquérito, elaborado e realizado pelos técnicos do Depto. Foi aplicado no período de junho a dezembro de 2005. As questões incluíram fatores de ordem socioeconómica, e de apoio técnico e financeiro, incluindo principalmente sobre a criação animal na Bacia Hidrográfica de Ribeira Seca. Os resultados demostraram um agregado familiar chefiado por indivíduos de ambos os sexos, com aproximadamente 54 anos de idade, analfabetos ou com um nível básico de escolaridade e salario médio de 7421,23 ECV. A família foi formada por aproximadamente duas crianças, um adolescente, dois adultos, e três ativos, o registo também indicou a presença de um idoso a cada duas famílias. Alem da renda do chefe do agregado , as família se serviram da venda de produtos agrícolas e mantiveram, em media, dois caprinos na propriedade. Os produtos agrícolas foram provenientes principalmente do sequeiro. A maioria dos agregados não recebe remessas e pratica principalmente a agricultura ou trabalha como domésticas. Os chefes de família não consideram os meios de comunicação um fator de desenvolvimento agropecuária, contudo, informaram não ter assistência técnica, pastos, espaço para criação animal, animais reprodutores e muito menos meios financeiros para desenvolver a atividade pecuária. Como fatores condicionantes da presença de caprinos foram identificados o total de indivíduos ativos e de crianças, o desenvolvimento de atividades no regadio ou sequeiro e a presença de assistência técnica , pasto e de meios financeiros. Aproximadamente 40% dos amostra mantem mais de dois animais na sua propriedade, destacando-se este grupo pela presença de meios financeiros, de pasto, pela pratica de agricultura de regadio e de sequeiro e ainda pela presença de assistência técnica.
-
ItemAnálise dos impactes antrópicos na vegetação natural no parque natural de serra malagueta( 2008-10) Fidalgo, JoséA gestão do Parque Natural de Serre Malagueta, é um trabalho, que tem por objetivo, a conservação do ecossistema local, nomeadamente as espécies endémicas, o solo, e a fauna. Um dos pontos importante é o envolvimento das pessoas que vivem dentro e fora do Parque, na gestão do mesmo, fazendo-lhes sentir, o Parque, num contexto de a proximidade e de sustentabilidade do mesmo. Nesse âmbito faz-se analise de inquéritos á população, consulta de dados publicados, inventariação das áreas degradadas, comparação dos dados antes publicados, avaliação das mudanças e avanços com a introdução das medidas de conservação, as espécies existentes, seu estado de conservação, tanto as exóticas, como as endémicas. Refere-se também a problemáticas do cultivo do milho e feijão dentro do Parque Natural; a batata-doce, a recolha do pasto o pastoreio e a apanha de lenha . Analisando os resultados antes da implantação do projeto e depois, verifica-se uma melhoria significativa quanto á gestão do recursos naturais na Serra Malagueta. Houve melhoria das condições socioeconómica das populações que vivem dentro e nas redondezas do Parque devido a várias ações de sensibilização. Várias espécies endémicas estão a ser produzidas e fixadas, denota-se uma ligeira diminuição do consumo de lenha, talvez seja, pela melhoria das condições de vida no seio das comunidades e o incentivo ao uso de gás para cozer os alimentos.
-
ItemAnálise e Desenvolvimento Institucional do Sector de Ambiente em Cabo Verde(MAAP/ GEP, 2004) Pinto Edgard & Baren, Ben VanTendo em conta a importância do ambiente qualificado como um elemento crítico no desenvolvimento em Cabo Verde, o pais vem implementando esforços no sentido da definição e implementação de uma política de ambiente compreensiva. Encontra-se na fase de finalização do Plano de Acção Nacional para o Ambiente 2004 – 2014 (PANA II). O PANA II caracteriza-se pela elaboração participativa de planos de acção municipais e intersectoriais numa perspectiva integrada. Trata-se pois de uma acção que deve dar um impulso novo ao sector do ambiente por introduzir uma abordagem inter-sectorial e descentralizada ao nível dos municípios. O PANA II, na sua totalidade, será um documento orientador de um processo contínuo caracterizado por uma dinâmica própria. Será o instrumento que, nos próximos 10 anos, servirá de base de trabalho permitindo que os diversos sectores directa ou indirectamente relacionados com as questões ambientais se desenvolvam de forma harmoniosa, garantindo um ambiente sadio. Nesta âmbito é necessário analisar os requisitos institucionais para uma implementação sucedida da estratégia e das políticas ambientais no contexto de Cabo Verde. Em conformidade com os métodos aplicados para a elaboração do PANA II, procurou-se a participação dos vários parceiros visando assegurar o envolvimento deles no processo de realização de um diagnóstico qualitativo do sector do ambiente e a compreensão e a apropriação das propostas. O presente estudo sobre a análise e o desenvolvimento institucional do sector do ambiente foi elaborado no período de 28 de julho a 22 de Setembro pelo consultor internacional Ben van Baren e o consultor nacional Edgard Pinto. Os Termos de Referência indicam como elementos que devem ser identificados e analisados no âmbito da consultoria: A clarificação do quadro institucional necessário e desejável para o processo de implementação do PANA II; A definição clara e sistematizada das funções, regras de procedimento e responsabilidades de cada estrutura orgânica envolvida na implementação do PANA II; A capacidade - em termos dos meios humanos, técnicos e logísticos - das estruturas orgânicas existentes (p.e. da Direcção Geral do Ambiente) para assumir essas responsabilidades; A afectação adequada dos meios financeiros, técnicos e humanos nas várias estruturas. A abordagem utilizada foi então a análise de documentos, a realização de entrevistas e a colheita de informações através da realização de um inquérito. Os consultores animaram três sessões de trabalho e um atelier para aprofundar o entendimento das questões e a avaliação das alternativas para o enquadramento institucional do sector do ambiente. As sessões de trabalho foram realizadas com a equipa de Coordenação de PANA II, o Núcleo Municipal, criado no quadro da elaboração dos Planos Ambientais Municipais pela Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, e com o Comité de Pilotagem, composto por os directores de estruturas directamente envolvidas nas questões de ambiente. O atelier com um grupo alargado, incluindo os parceiros como representantes da administração central, do poder local, do sector privado e da sociedade civil. O modelo do inquérito realizado, a lista dos encontros e entrevistas efectuados, os termos de referência bem como a lista dos documentos consultados encontram-se nos Anexos 1, 2, 3 e 4. Os consultores deixam expresso o seu agradecimento pela colaboração e as informações prestadas por essas diversas entidades, muito particularmente o Director do GEP, Eng.º. Jorge Fernando Leal Andrade e os membros da equipa de coordenação, Dr. Isildo Gomes, Dr.ª Maria Helena Santa Rita Vieira, Engª Oumar Barry, Engª. Margarida Varela e Engª Petra Penninkhoff, bem como a Sra. Paula Bettencourt, pelo apoio logístico.