Universidade de Cabo Verde
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Percorrer Universidade de Cabo Verde por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação( 2014) Andrade, DomingoA integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como facilitador da aprendizagem poderá ser benéfico, se todos os agentes facilitadores à sua inclusão estiverem próvidos de conhecimentos técnicos e socioculturais (Selwyn,2008) As TIC’s estão mudando os nossos hábitos, alterando o paradigma da educação, aumentando a nossa qualidade ensino, concebendo-o de forma mais dinâmica/ interatividade (Cardoso,2011). A criação de aplicações multimédia é uma das ferramentas importantes na integração das TIC’s na educação, a sua inclusão não deve ser ao acaso mas sim estudada, planeada e executada de forma a aumentar a capacidade de aprendizagem (Ribeiro, 2012). Se todas as fases forem pensadas e executadas de forma correta e coerente, o resultado será acima do esperado.
-
ItemA Cana-de-Açucar nas relações entre Cabo Verde e Brasil( 2010) de Oliveira, ShêniaO presente trabalho trata do entendimento da evolução das relações entre Cabo Verde e Brasil, através da História Comparada sob o contexto expansional português, tendo como fio condutor a cultura da cana-de-açúcar e alguns dos factores que desencadearam o desenvolvimento e que aproximaram os dois países. Neste sentido, destaca-se a importância geográfica de Cabo Verde como entreposto de produtos e escravos, bem como as condições geográficas propícias para exploração no Brasil (apesar de distante do continente europeu), que teve a contribuição de Cabo Verde para seu crescimento, pela experimentação de culturas, ladinização de escravos e localização deste arquipélago. Em uma primeira fase, Cabo Verde enviou espécies que foram de grande importância no contexto colonial do Brasil, este que também foi recíproco neste ponto. Em uma segunda fase, vieram daquele país da América do Sul, as influências culturais. No paralelismo, especificamente sob o ponto de vista da cultura açucareira, tem-se uma noção da importância das trocas interatlânticas e da relevância sócioeconómica desencadeada, nos dois países, pelo valor comercial dos seus derivados e pela dispersão das suas técnicas de cultivo e de produção. Nota-se o legado histórico na terminologia e tecnologia açucareiras, vistas como património partilhado, onde há semelhanças de meios de produção, terminologia e identificação cultural. Este trabalho evidencia uma herança que, se por um lado desempenhou papel importante nestes países, por outro traz à tona a sua interculturalidade, vivenciada nos dias actuais, através da sua evolução histórica e outras pontes que suscitaram esta relação de influenciação mútua. No entendimento deste relacionamento, há valorização do património material e imaterial, contribuindo para o desenvolvimento de Cabo Verde e do Brasil através do reconhecimento das origens, fortalecimento da identidade e promoção da cultura.
-
ItemA cana-de-açúcar nas relações entre Cabo Verde e Brasil( 2010) Oliveira, ShêniaO presente trabalho trata do entendimento da evolução das relações entre Cabo Verde e Brasil, através da História Comparada sob o contexto expansional português, tendo como fio condutor a cultura da cana-de-açúcar e alguns dos factores que desencadearam o desenvolvimento e que aproximaram os dois países. Neste sentido, destaca-se a importância geográfica de Cabo Verde como entreposto de produtos e escravos, bem como as condições geográficas propícias para exploração no Brasil (apesar de distante do continente europeu), que teve a contribuição de Cabo Verde para seu crescimento, pela experimentação de culturas, ladinização de escravos e localização deste arquipélago. Em uma primeira fase, Cabo Verde enviou espécies que foram de grande importância no contexto colonial do Brasil, este que também foi recíproco neste ponto. Em uma segunda fase, vieram daquele país da América do Sul, as influências culturais. No paralelismo, especificamente sob o ponto de vista da cultura açucareira, tem-se uma noção da importância das trocas interatlânticas e da relevância sócioeconómica desencadeada, nos dois países, pelo valor comercial dos seus derivados e pela dispersão das suas técnicas de cultivo e de produção. Nota-se o legado histórico na terminologia e tecnologia açucareiras, vistas como património partilhado, onde há semelhanças de meios de produção, terminologia e identificação cultural. Este trabalho evidencia uma herança que, se por um lado desempenhou papel importante nestes países, por outro traz à tona a sua interculturalidade, vivenciada nos dias actuais, através da sua evolução histórica e outras pontes que suscitaram esta relação de influenciação mútua. No entendimento deste relacionamento, há valorização do património material e imaterial, contribuindo para o desenvolvimento de Cabo Verde e do Brasil através do reconhecimento das origens, fortalecimento da identidade e promoção da cultura.
-
ItemA Cidade e as Mulheres: A Luta pela Moradia Digna no Bairro de Ponta d`Água, Praia, Cabo Verde.( 2013) Vieira, José CarlosEsse estudo sobre projeto de reabilitação de habitação no bairro de Ponta d`Água, visa compreender as representações sobre o espaço urbano na cidade da Praia, o que abre um diálogo sobre a forma como que as pessoas vêm e entendem o espaço em que vivem. Essa reflexão está vinculada a ideia de que o estudo de habitação engloba o espaço que a mesma ocupa, a estrutura e imagem do território, particularmente das áreas urbanas, permitindo-nos, então, interrogarmo-nos acerca da forma como se constrói, incluindo aqui as relações entre o individuo e a casa, entre esta e os espaços ao redor. Esta discussão permite-nos pensar que estar alojado é muito mais de que estar dentro de uma casa, no entanto implica segurança, conforto, espaço suficiente para a família, equipamentos, distância em relação ao emprego, aos serviços públicos/privados, aos diferentes tipos de comércio e as outras atividades complementares à habitação como, por exemplo, as de lazer. A intervenção da ONG Citi Habitat em parceria com a Câmara Municipal e outros parceiros é discutida a partir de representação de vários atores envolvidos no projeto. Nestas circunstâncias, é analisado o significado que as pessoas atribuem ao projeto de habitação social implementado pela referida ONG. Esta análise é extensiva às famílias de baixa renda, principalmente as chefiadas por mulheres. Este estudo é de caráter qualitativo, e se baseia na observação direta e participante além da realização de entrevistas semi-estruturadas.
-
ItemA Comunicação Externa nas Organizações: O caso do Banco de Cabo Verde( 2019) Ferro, AndreaQue impacto a divulgação do Relatório de Política Monetária (RPM) do Banco de Cabo Verde (BCV) tem na Imprensa e na Comunicação Externa do Banco Central? Esta foi a pergunta de partida da presente dissertação sobre a Comunicação Externa nas Organizações, o caso do Banco de Cabo Verde. Um trabalho que surgiu da necessidade de analisar o impacto da crise económica na política de comunicação do BCV. Procuramos compreender no âmbito da comunicação externa do BCV o processo de conceção, divulgação e comunicação dos Relatórios de Política Monetária, assim como analisámos os conteúdos publicados nos jornais impressos e online sobre o Relatório de Política Monetária de 2010 a 2015. Em relação às hipóteses da dissertação, chegámos à conclusão que: O BCV, através do Relatório de Política de Monetária, é uma importante fonte de informação económica em Cabo Verde e, como tal, o Relatório teve um forte impacto na Imprensa e na comunicação externa do BCV, sobretudo a partir do ano 2011; a evolução dos indicadores da economia cabo-verdiana foi o tema de maior destaque pela Imprensa no que ao RPM se refere; a publicação do RPM na Imprensa habitualmente não gera reações controversas; os economistas avaliam positivamente o contributo do RPM para a compreensão da economia cabo-verdiana; os Media avaliam positivamente o contributo do Banco de Cabo Verde como fonte de informação económica, e a realização de conferências de imprensa, no âmbito da apresentação do Relatório de Política de Monetária, aumenta a visibilidade deste e do BCV na Imprensa. De acordo com os conceitos de Política de Portas Abertas e Appropriate Openness, o BCV, após um período (2004 a 2011) seguindo uma política de portas abertas, fecha-as literalmente, passando a ter mais tarde, em 2015, uma política de appropriate openness no relacionamento com a imprensa.
-
ItemA Construção da Democracia em Cabo Verde: Do Condicional Colonial Português ao Reconhecimento Internacional(JANUS.NET, e-journal of International Relations, 2018-10) Madeira, João Paulo & Bruno Carriço Reis
-
ItemA Construção de Identidade na Sociedade de Informação: O Caso dos Imigrantes Cabo-verdianos o Rio de Janeiro(‘Usos do Passado’ — XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ, 2006) Bento, ArturNeste artigo, apresentamos uma análise reflexiva sobre os processos de construção de identidades de imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro, como esses indivíduos inseridos na sociedade brasileira reelaboram aspectos fundamentais de suas memórias. Procuramos estudar como os imigrantes falam sobre eles mesmos em contextos diversos, assim como percebem a maneira o ser caboverdiano. São analisados os contextos, nos quais os elementos comuns aparecem com mais força. Um conjunto de nove entrevistas de história oral, realizadas com esses imigrantes, é articulado com dados quantitativos, em seus aspectos teóricos e empíricos. A memória desse grupo é permanentemente reconstruída através das sucessivas gerações, porém ela pode se transformar de tal modo que a aproxime das memórias dos autóctones, o que ocorre com os caboverdianos estudados por nós. Os imigrantes têm domínio da língua portuguesa, pois foram educados no país de nascimento tendo o português como a língua oficial. Sendo assim, cremos que a análise das memórias desses imigrantes deve considerar a incorporação dos aspectos culturais não apenas do seu país de origem, mas também do país de acolhimento. O texto está organizado em dois tópicos: no primeiro, discorremos sobre a saída dos caboverdianos à procura de uma vida melhor. No segundo, discutimos a construção da identidade na sociedade de informação, problematizando a construção de identidades caboverdianas na sociedade global.
-
ItemA DGCI Frente ao desafio de Gerir por Competências Conformes Percebido pelos Seus Colaboradores Internos( 2011) Carvalho, Maria FilomenaNo presente trabalho analisa-se, à luz do referencial teórico da gestão por competências, em que medida os princípios da referida teoria estão presentes em uma organização pública, assim como questiona-se, se o processo de capacitação de pessoas adoptado por essa mesma organização contribui para sua implementação. Para tal parte-se da revisão teórica sobre o tema em questão apresentando as diferentes abordagens que ele vem recebendo, até chegar-se aquele que se tomou como modelo para a análise dos dados. Trata-se de estudo exploratório descritivo embasado em pesquisa empírica, realizada em uma das unidades da organização investigada com o apoio das técnicas de observação, consulta a fontes secundárias e questionário elaborado conforme o modelo da escala likert e aplicado ao grupo alvo dos funcionários(gestores públicos e pessoal técnico) da Direcção Geral das Contribuições e Impostos. Para a colecta de dados foram realizados questionários com os gestores públicos e pessoal técnico da unidade dos serviços centrais (direcções de serviço) e da unidade dos serviços desconcentrados (repartições de finanças concelhias) a que em resumo se chegou as seguintes conclusões: ………..
-
ItemA Dignidade Humana, a Autonomia e a Eutanásia à luz da Moral kantiana( 2017) Carvalho, AntónioO principal objetivo deste estudo é analisar os contributos que a ética do filósofo alemão Immanuel Kant poderá trazer na resolução do problema da eutanásia. O que permite, não apenas saber se Kant seria a favor ou contra a eutanásia, mas, acima de tudo, uma análise aos argumentos kantianos que poderão ser confrontados com os avanços tecnológicos e as diferentes convicções morais hoje existentes sobre o mesmo assunto, trazendo assim subsídios para um debate mais profícuo no que respeita à ética aplicada à eutanásia na contemporaneidade. Neste contexto, procuramos estabelecer um diálogo entre a ética kantiana e a eutanásia, enfatizando as possibilidades e os limites das suas relações. Cumpre-nos assinalar que esperamos que este trabalho proporcione mais uma fonte de conhecimento, para instigar a reflexão acerca da bioética na nossa sociedade.
-
ItemA Ética e a Transparência na Administração Pública Cabo-Verdiana: Quais Desafios?( 2010) Gonçalves, Maria BalbinaA nossa sociedade está, visivelmente, em busca de padrões éticos, de padrões de melhoria social, de padrões de melhoria económica. Acredita-se, pois que a ética e a transparência podem se constituir em elementos essenciais no sentido de assegurar que qualquer governo atinja os seus objectivos com eficiência, efectividade e dentro dos preceitos legais da ordem democrática. Tendo o Governo de Cabo Verde eleito a ética e a transparência na gestão da coisa pública como fundamentos de uma “boa governação”, é imprescindível criar mecanismos de controlo, a fim de verificar se tal determinação está sendo efectivada. Para tanto, é fundamental que haja, uma análise criteriosa, considerando não só os aspectos da administração, mas principalmente, os aspectos políticos e sociais envolvidos. Isto se justifica, ademais, pelo facto de haver mais eficiência governativa quando as instituições funcionam com regras, com transparência, com ética, com comprometimento ao serviço público, com profissionalismo e quando estão sujeitas ao controlo social e aos mecanismos de "check and balances". Em Cabo Verde existe uma assimetria entre o governo, a oposição, e a sociedade no que diz respeito à ética e à transparência na Administração Pública. Esta constatação nos motivou a efectuar uma reflexão sobre o assunto, não no intuito de julgar mas, sim, de pesquisar os actos e as regras praticadas na Administração Pública Caboverdiana, ou seja, pelo Poder Executivo Cabo-Verdiano, posto que tais actos, em última instância, visam assegurar o alcance do bem comum no âmbito referido. Assim sendo, o objectivo deste trabalho é reflectir sobre a questão da ética e da transparência na Administração Pública Cabo-verdiana, desenvolvendo um pensamento crítico e fundamentado a respeito do tema. O que se busca, neste caso, é assinalar propostas práticas face ao modelo actual de Reforma Administrativa em Cabo Verde, contribuindo para o seu aperfeiçoamento. Em termos de contexto, realça-se que o estudo abrangerá a vertente da Administração Central. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a ética e Transparência na Administração Pública e sobre diversas teorias relacionadas com a ética nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado em questionário com perguntas fechadas e abertas para se obter a percepção dos dirigentes, funcionários públicos e utentes da Administração Pública, bem como dos políticos que hoje actuam neste âmbito. Os dados recolhidos proporcionam indicações evidentes que é preciso mudar de paradigma no que diz respeito à Ética e à Transparência na Administração Pública Cabo-verdiana.
-
ItemA Ética e a Transparência na Administração Pública Cabo-Verdiana: Quais Desafios?( 2010) Gonçalves, Maria BalbinaA nossa sociedade está, visivelmente, em busca de padrões éticos, de padrões de melhoria social, de padrões de melhoria económica. Acredita-se, pois que a ética e a transparência podem se constituir em elementos essenciais no sentido de assegurar que qualquer governo atinja os seus objectivos com eficiência, efectividade e dentro dos preceitos legais da ordem democrática. Tendo o Governo de Cabo Verde eleito a ética e a transparência na gestão da coisa pública como fundamentos de uma “boa governação”, é imprescindível criar mecanismos de controlo, a fim de verificar se tal determinação está sendo efectivada. Para tanto, é fundamental que haja, uma análise criteriosa, considerando não só os aspectos da administração, mas principalmente, os aspectos políticos e sociais envolvidos. Isto se justifica, ademais, pelo facto de haver mais eficiência governativa quando as instituições funcionam com regras, com transparência, com ética, com comprometimento ao serviço público, com profissionalismo e quando estão sujeitas ao controlo social e aos mecanismos de "check and balances". Em Cabo Verde existe uma assimetria entre o governo, a oposição, e a sociedade no que diz respeito à ética e à transparência na Administração Pública. Esta constatação nos motivou a efectuar uma reflexão sobre o assunto, não no intuito de julgar mas, sim, de pesquisar os actos e as regras praticadas na Administração Pública Cabo-verdiana, ou seja, pelo Poder Executivo Cabo-Verdiano, posto que tais actos, em última instância, visam assegurar o alcance do bem comum no âmbito referido. Assim sendo, o objectivo deste trabalho é reflectir sobre a questão da ética e da transparência na Administração Pública Cabo-verdiana, desenvolvendo um pensamento crítico e fundamentado a respeito do tema. O que se busca, neste caso, é assinalar propostas práticas face ao modelo actual de Reforma Administrativa em Cabo Verde, contribuindo para o seu aperfeiçoamento. Em termos de contexto, realça-se que o estudo abrangerá a vertente da Administração Central. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a ética e Transparência na Administração Pública e sobre diversas teorias relacionadas com a ética nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado emquestionário com perguntas fechadas e abertas para se obter a percepção dos dirigentes, funcionários públicos e utentes da Administração Pública, bem como dos políticos que hoje actuam neste âmbito. Os dados recolhidos proporcionam indicações evidentes que é preciso mudar de paradigma no que diz respeito à Ética e à Transparência na Administração Pública Cabo-verdiana.
-
ItemA Formação Profissional na Área Agrícula e o Desenvolvimento Sustentável: Etudo de Caso do Perímetro Agrícula Justino Lopes em Santa.( 2019) Tavares, EuclidesA formação profissional na área agrícola mostra-se determinante para a qualificação, principalmente daqueles que desempenham suas atividades no mundo rural, tendo em vista os obstáculos e os desafios enfrentados no seu dia - dia. Neste contexto a pretensão deste trabalho é compreender a Formação Profissional no contexto do Desenvolvimento Sustentável do setor agrícola no âmbito da cooperativa Justino Lopes, tendo como a seguinte questão de referência: A falta de formação profissional, na área agrícola dos membros da cooperativa, afeta a produtividade da mesma tendo em vista o desenvolvimento sustentável? Para respondermos a esta questão, inicialmente trouxemos para este trabalho uma componente teórica de temáticas que pensamos ser essenciais para este estudo, que também possui uma componente empírica ancorada na abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como principal instrumento de recolha dos dados e análise de conteúdo como técnica de análise dos mesmos. Constatamos existir a necessidade de se apostar mais e melhor na formação no domínio agrícola para os sócios e agricultores da cooperativa, bem como no domínio da gestão, isto apesar de no nosso estudo depararmos com um equilíbrio entre os sócios com e sem formação; persistiu a ideia de que a falta de formação profissional na área agrícola e de gestão, estão na base da problemática da atual situação da cooperativa Justino Lopes, com vista ao desenvolvimento sustentável, uma vez que a formação profissional na área agrícola ministrada no concelho mostra ser insuficiente.
-
ItemA Governança Universitária: Modelos e Práticas. O Caso da Universidade de Cabo Verde( 2017) de Brito, ArnaldoO ensino superior é um dos setores que nos últimos tempos vem ganhando maiores atenções dos governos e das sociedades, de uma forma geral, pelo valor que representa na promoção do desenvolvimento socioeconómico dos países e, nessa perspetiva, a governação da Universidade ganhou relevância sem precedentes (Youssef, Santos & Guerra, 2010). Nesta investigação, debruçamo-nos sobre a governação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), tendo a seguinte pergunta de partida: Como se processou a governação da Universidade de Cabo Verde no período de 2006 a 2015? Com este propósito, optamos pela metodologia qualitativa e aplicamos as técnicas de entrevista e pesquisa documental para obtenção de dados, sendo que a entrevista cobriu um universo de 23 atores, selecionados em função das suas implicações, ou eventuais implicações, no processo de governação da Uni-CV. Numa perspetiva descritiva, concluímos que: (i) a Uni-CV precisa reforçar o desenvolvimento do conceito de stakeholders internos e externos e um maior envolvimento destes no processo da sua governação; (ii) o financiamento é o maior desafio, compromete a sua autonomia institucional e pode afetar o cumprimento da missão; (iii) Não obstante a inexistência de um plano estratégico para o desenvolvimento das suas atividades de docência, esforços tem sido feitos para qualificar o corpo docente. No entanto, as de investigação e transferência do conhecimento constituem sérios desafios. Duma perspetiva mais interpretativa, concluímos que o processo de governação institucional se configura num modelo que se situa entre o colegial e o burocrático, ambos modelos pouco abertos à participação. Deste modo, os resultados globais apontam para a fragilidade do modelo de governação adotado e a necessidade da sua melhoria, num esforço conjunto com o Estado, considerando a responsabilidade deste em assegurar o acesso, equidade, qualidade e a sustentabilidade de uma educação para todos.
-
ItemA Habitação enquanto Património dos Espaços Rurais e Urbanos Contemporâneos: Casos de estudo nas Ilhas de S. Tiago e do Fogo em Cabo Verde( 2013) Silva, Maria do RosárioO património construído das cidades da Ribeira Grande de Santiago e de S. Filipe na ilha do Fogo, constitui uma riqueza cultural digna de ser preservada e salvaguardada, pois evidencia uma herança intangível que expressa a identidade local e nacional. O espólio edificado de Cabo Verde possibilita o enquadramento e análise de habitações tradicionais e senhoriais através de estudos de caso, exemplificados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito deste trabalho. As habitações tradicionais e senhoriais que emergiram nas duas ilhas mencionadas, são fruto das dinâmicas económicas e culturais, mas também de uma realidade geográfica marcada por condições específicas de uma natureza desafiadora, que propiciou e exigiu maior criatividade dos moradores de Santiago e do Fogo. Toda a imaginação dos habitantes destas e de outras ilhas de Cabo Verde traduziu-se na utilização e adaptação de materiais e técnicas de construção que tiveram a sua origem nas construções portuguesas e africanas. Revestem-se de grande importância em todo o arquipélago e especialmente nas ilhas que foram objecto de pesquisa, pela simbologia que expressam. Uma e outra tipologia expressam respectivamente, a vivência comum dos habitantes das ilhas e o modo de viver de uma elite local que sempre quis revelar o seu estatuto social através da habitação. Casos bem-sucedidos que revelam uma atitude positiva relativamente ao património cultural no nosso tempo, traduzidos em acções de preservação de construções habitacionais e outras edificações monumentais de cariz religioso, civil e militar, que também mereceram uma atenção nesta dissertação, põem em evidência as potencialidades turísticas de usufruto benéfico a nível nacional e local. Neste particular, destaca-se o exemplo da cidade da Ribeira Grande de Santiago que hoje detém o estatuto de património da humanidade, os exemplos recentes de classificação de cidades cabo-verdianas como Património Nacional, e toda a vontade manifestada pelas autoridades em trabalhar no sentido da elevação de outros sítios histórico-naturais a património mundial.
-
ItemA Homoafectividade e as Relações de Género na Cidade da Praia( 2009) Rodrigues, ClaúdiaNesta pesquisa pretendi, acima de tudo, problematizar as questões de género do ponto de vista da multiplicidade de vivências afectivas, mas também, da performatividade do corpo e do género de sete homoafectivos praienses no quadro da teoria queer. Entrecruzando com a analise do ambiente social onde (eles e elas) estão inseridos, a cidade da Praia que reflecte uma sociedade baseada no modelo patriarcal em que a dominação masculina e heterocentrada prevalece na conformação das visões acerca das relações de género e de afectividade. Em que os meus interlocutores tanto mostraram ser pessoas portadoras de projectos individuais e de atitudes que contestam o “normal” neste modelo de sociedade, mas, também, percebe-se que as suas vidas e projectos individuais não são totalmente livres do ambiente em que vivem. Por vezes, estratégias de encobrimento são utilizadas, não de forma a anular as suas vivências homoafectivas, mas, sim, de forma a se defenderem de alguns constrangimentos previstos.
-
ItemA Identidade Cultural cabo-verdiana no romance O Escravo, de José Evaristo d´Almeida( 2020) Andrade, JorgeA dissertação que ora apresentamos como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Língua Portuguesa, Língua Segunda / Língua Estrangeira, visa, primeiramente, inventariar e caraterizar os fatores identitários cabo-verdianos presentes no romance O Escravo de José Evaristo d´Almeida que contribuíram na formação da Identidade Cultural cabo-verdiana e, de seguida, formar uma pequena proposta de leitura da Literatura de denúncia ou de intervenção social. Assim, a investigação destacou a morabeza, a mestiçagem biológica e cultural, resultando no aparecimento da Língua crioula e o mestiço, a escravatura e seus efeitos, a emigração, o amor, a criação de sentimentos, a classe feminina no romance O Escravo, as classes sociais na era da escravatura, o papel da igreja, as influências do romantismo na escrita do autor, bem como a recolha e análise de alguns textos literários cabo-verdianos. Quase todos os textos recolhidos continuam a abordar as temáticas tradicionais (a emigração, a insularidade, a seca, a fome, a solidão, a saudade, etc.), sendo a única exceção, o Marginais de Evel Rocha que rompe com o tradicionalismo e introduz outros temas relacionados com igualdade de género, a participação cívica, a orientação sexual, os preconceitos sociais, o abuso de autoridades, abandono escolar, a miséria, a prostituição, o abuso sexual de menores, a criminalidade urbana, a toxicodependência, a injustiça, entre outros.
-
ItemA Identidade Cultural do Homem Cabo-Verdiano na Obra Chuva Braba de Manuel Lopes.( 2020) Luz da, Oceano ArthurNa conceção deste trabalho de investigação, que tem como tema A Identidade Cultural do Homem Cabo-Verdiano na obra Chuva Braba de Manuel Lopes, tivemos como objetivo geral elaborar uma proposta de guia de análise da obra Chuva Braba de Manuel Lopes, em que os objetivos gerais passam por apresentar estratégias de leitura da obra Chuva Braba; desenvolver estratégias para facultar aos alunos e docentes um documento que os possa orientar no estudo da obra Chuva Braba e no conhecimento do seu autor; apresentar propostas alternativas de instrumentos de trabalho que auxiliem os alunos para uma autonomia e maior interesse pela literatura cabo-verdiana e pelos seus autores. Procura-se mostrar a vida e obra de Manuel Lopes, a importância que a sua narrativa teve para com a ilha de Santo Antão, apresentando as más condições sociais vividas por causa da falta de chuva e do apego do homem a terra, colocando a nu o dilema do partir ou ficar, que moveu o povo das ilhas. O cabo-verdiano desde muito cedo se apropriou de elementos definidores da sua identidade como povo, quais sejam, a língua, a gastronomia, os mitos e crenças e, que estão presentes na obra Chuva Braba de Manuel Lopes. Com efeito, pudemos notar que esse texto traz à cena temáticas do real social das ilhas que marcam um ponto de viragem na produção literária cabo-verdiana após 1936, ano da publicação da revista Claridade. Partindo da obra Chuva Braba de Manuel Lopes, propomos um roteiro de estudo da mesma obra, assente nas categorias da narrativa presentes, e em propostas de exercícios de análise centradas no aluno e na sua interação com o texto.
-
ItemA integração de crianças com necessidades educativas especiais no Ensino Básico( 2012) Martins, DeolindaA Educação Inclusiva considera a sala de aula como o local fundamental para o ensino de todas as crianças. A inclusão é, neste sentido, uma expressão chave, assimilada pela linguagem da legislação, do discurso político, e pelas actuais tendências académicas e pedagógicas. Não obstante, os alunos com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) colocam às escolas sérios problemas, os quais, devido à sua intensidade e variabilidade, questionam, sem dúvida, o sentido da Educação escolar demasiado centrada nos conteúdos académicos. A necessária reorganização das modalidades de trabalho com estes alunos requer cuidados especiais nos ambientes educativos e no papel frequentemente atribuído ao professor. Desta forma, as mudanças aconselhadas devem ter em conta as práticas dos professores e considerar certamente as suas atitudes. O objectivo geral deste estudo é procurar aceder a um conhecimento mais actualizado sobre as concepções e práticas dos professores de uma instituição pública de Ensino Secundário, na cidade da Praia, face à inclusão educativa dos alunos com N.E.E. nas classes do regular. As técnicas e instrumentos utilizados para a recolha de dados foram, designadamente, o inquérito por questionário passado a 38 professores de uma escola pública do Ensino Regular. A natureza do objecto de estudo induziu a um desenho de investigação de natureza interpretativa de carácter descritivo - Estudo de caso. Com base na análise dos dados recolhidos, foi possível identificar aspectos relevantes sobre o que pensam os professores relativamente ao tema em estudo, e concluir que estes profissionais manifestam-se recetivos à inclusão educativa das crianças com N.E.E. no sistema regular de ensino. Identificam ainda alguns constrangimentos que se colocam aos professores e às escolas, no sentido de um atendimento de qualidade e promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
-
ItemA Língua Cabo-verdiana como Elemento da Identidade( 2013) Madeira, João PauloDecorrente da necessidade de comunicação entre os diferentes contingentes populacionais que participaram no processo de povoamento do Arquipélago de Cabo Verde, surge a língua crioula cabo-verdiana, que se afirma como elemento estruturante da identidade e da Nação. No presente artigo, procura-se, através de uma análise sócio histórica, compreender a língua crioula cabo-verdiana e a sua importância na afirmação da identidade nacional. A língua crioula ultrapassa hoje a fronteira nacional, unindo os cabo-verdianos nas ilhas e na diáspora, incutindo nos mesmos a ideia de Nação. Este artigo tem, por conseguinte, o objectivo de compreender o processo que envolve a língua crioula cabo-verdiana, desde a sua génese à sua afirmação.
-
ItemA Morabeza Cabo-verdiana: Contributos para a sua Análise( 2016) Madeira, João PauloPerante diversos condicionalismos, o homem cabo-verdiano procurou ao longo de séculos desenvolver mecanismos que permitissem a sua sobrevivência, cultivando um modo peculiar de ser e de estar no mundo. A morabeza é o termo conhecido no dia-a-dia que melhor descreve esta forma cordial de se relacionar com o outro, fazendo do arquipélago um caso particular de estudo. Procura-se, com o presente artigo, refletir sobre este conceito, adotando para o efeito uma perspetiva intersubjetiva e interdisciplinar. Ao analisar esta noção do ponto de vista cultural e identitário, mostra-se imprescindível construir um modelo analítico que melhor se adequa ao objeto de estudo.