Dissertações de Mestrado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Dissertações de Mestrado por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemPercurso escolar das pessoas cegas da Cidade da Praia( 2009) Tavares, FilomenoCom o presente trabalho, subordinado ao tema “Percurso Escolar das Pessoas Cegas da Cidade da Praia”, pretendemos compreender o percurso escolar dos indivíduos portadores desta deficiência e identificar as dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia escolar. Escolhemos o método qualitativo na realização desta investigação. Assim, os dados foram recolhidos através da entrevista. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo, isto é, os relatos dos nossos entrevistados foram agrupados em categorias. Pela análise dos dados recolhidos neste estudo, concluímos que existe uma tendência para as pessoas cegas entrarem tardiamente na escola. Mesmo nestas circunstâncias é notório o envolvimento das famílias neste processo. Concluímos que as pessoas cegas que participaram no estudo são escolarizadas na escola regular, excepção apenas aos que entram na escola com idade superior à idade legal exigida para o ingresso no Ensino Básico Integrado (EBI). Nessas circunstâncias, normalmente entram para a escola já adultos, e frequentam o EBI na Escola de Deficientes Visuais «Manuel Júlio». Inferimos também que existe um bom relacionamento entre alunos cegos, restantes colegas, professores e funcionários da escola onde estes estudam ou estudavam. Inferimos ainda que existem algumas limitações, entre elas a falta ao até a inexistência dos materiais específicos e equipamentos especializados nas escolas regulares frequentadas pelos nossos entrevistados para um atendimento mais eficaz dos alunos cegos.
-
ItemPerspectivas dos alunos e professores sobre a inclusão - Um estudo exploratório em duas escolas técnicas na ilha de Santiago, Cabo Verde( 2009) Furtado, EuclidesEste estudo foi realizado em duas escolas técnicas da ilha de Santiago sob o propósito de conhecer a percepção dos alunos e professores sobre as suas respectivas escolas em matéria da Inclusão, isto é, no que toca as suas três dimensões: Culturas, Políticas e Práticas. Questionámos “em que medida os alunos e professores consideram que as Escolas Técnicas têm vindo a adoptar o paradigma da EI” e formulámos três pressupostos: (i) na escola onde os indicadores da Inclusão são mais evidenciados, os alunos apresentam melhores índices de aproveitamento; (ii) os alunos que não tiveram a Via técnica como a primeira escolha apresentam índices de aproveitamento mais baixos nos ciclos anteriores; (iii) o princípio fundamental da EI depara com dificuldades na implementação devido a fraca preparação dos professores para lidarem com alunos com NEE. Para assegurar a significância da percepção dos inquiridos em relação aos seus respectivos universos, adoptámos procedimentos estatísticos no momento da definição da amostra e a nível de tratamento e análise dos dados, pois procurámos garantir um nível de confiança de 95%, o que em termos estatísticos corresponde a dois desvios-padrões. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionários, os quais foram adaptados dos modelos do Index for Inclusion, e a análise foi com auxílio dos programas Excel e SPSS versão 15.0 for Windows. As premissas se confirmaram e concluímos que as duas escolas são emergentes em matéria da Inclusão.
-
ItemConcepções dos professores e monitoras face à inclusão educativa de crianças com necessidades educativas especiais( 2009) Melo, ManuelaA orientação inclusiva considera a sala de aula o local privilegiado para o ensino de todas as crianças, incluindo as que têm problemas. Os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) colocam às escolas sérios problemas, os quais, devido à sua intensidade e variabilidade, questionam sem dúvida o sentido da educação escolar demasiado centrada nos conteúdos académicos. A necessária reorganização das modalidades de trabalho com estes alunos requer cuidados especiais nos ambientes educativos e no papel frequentemente atribuído ao professor. Desta forma, as mudanças aconselhadas devem ter em conta as práticas dos professores e considerar certamente as suas atitudes e percepções. O objectivo geral deste estudo é procurar aceder a um conhecimento mais actualizado das concepções e práticas dos professores face à inclusão educativa de alunos com necessidades educativas especiais em duas instituições na cidade da Praia – Cabo Verde. Para o efeito foi realizado um estudo exploratório em que foram inquiridos 30 professores do 1º ciclo do ensino secundário, do Liceu Domingos Ramos e 7 Monitoras do Jardim-de-Infância Pimpão. Foram ainda realizadas entrevistas semi-directivas a 3 professores e 2 monitoras, da mesma amostra, no sentido de permitir uma melhor compreensão e aprofundamento do tema em estudo. A natureza do objecto de estudo induziu a um desenho de investigação de natureza interpretativa de carácter descritivo – Estudo de caso. O corpus do trabalho foi constituído pelos protocolos dos questionários abertos e entrevistas semi-directivas, sujeitos a análise quantitativa e análise temática qualitativa. Com base na análise dos dados recolhidos, foi possível identificar aspectos relevantes sobre o que pensam os professores e monitoras sobre o tema em estudo, e concluir que, estes profissionais, são favoráveis à inclusão educativa de crianças com NEE no sistema regular de ensino. Consideram todavia, a relevância de uma formação específica, no sentido de uma melhor preparação para a prática de uma individualização dos percursos de aprendizagem dos alunos – diferenciação curricular – particularmente quando têm integrados nas suas turmas, alunos com Necessidades Educativas Especiais. Identificam ainda, alguns constrangimentos que se colocam aos professores e às escolas, no sentido de um atendimento de qualidade e promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
-
ItemInterferências do Crioulo no Português Escrito em Alunos Cabo-verdianos do 1º Ciclo do Ensino Secundário: Implicações no Insucesso Escolar.( 2010) Freire, AnaCom o presente trabalho, subordinado ao tema “Interferências do Crioulo no Português Escrito em Alunos Cabo-verdianos do 1º Ciclo do Ensino Secundário: Implicações no Insucesso Escolar, pretende-se tentar compreender quais são as dificuldades que esses alunos apresentam na produção escrita na língua de escolarização, através da identificação e análise das tipologias de interferências do Crioulo no Português escrito. Para melhor enquadrar o estudo, fez-se uma revisão da literatura, de obras e artigos referentes à temática e à teoria proposta para a análise da problemática em questão. Para a realização desta investigação, o contexto de intervenção foi o Liceu “Amílcar Cabral”, situado na cidade de Assomada, no concelho de Santa Catarina. Para o efeito do estudo fez-se a recolha, e a análise de dados de um “corpus”de textos escritos, produzidos por 20 alunos do 1º Ciclo do Ensino Secundário (10 de 7º Ano e 10 de 8º Ano), a partir de um estímulo extrínseco que lhes foi distribuído. Finalmente, feita a análise, os resultados demonstram que a maioria dos alunos apresenta erros de interferência do Crioulo no Português escrito. Ressalta -se ainda que, a grande dificuldade desses alunos reside na estrutura morfossintáctica, centralizando-se na morfologia do verbo, nas concordâncias entre o determinante e o nome quanto ao número e ao género, no uso do determinante, artigo definido e na conjugação pronominal reflexa. A partir daí, são apresentadas, nas recomendações, propostas de algumas actividades sistematizadas de ensino de estruturas do Português partindo da tipologia de erros cometidos e utilizando um processo contrastivo (Ccv/Port).
-
ItemIndisciplina numa Escola Secundária: Estudo das estretégias de prevenção utilizadas pelos professores em sala de aula( 2010-04) Borges, SamiraA investigação relata resultados de pesquisa sobre a problemática da indisciplina escolar numa escola secundária da Cidade da Praia. Investiga as perspectivas dos professores e dos alunos sobre os problemas de uma turma difícil em termos disciplinares, e analisa estratégias utilizadas pelos professores para prevenir e lidar com a indisciplina em sala de aula. Para que pudéssemos atingir os objectivos propostos, entrevistamos sete professores da turma seleccionada, fizemos uma entrevista a um grupo de catorze alunos da turma, e foram realizadas observações de carácter etnográfico à sala de aula. Os resultados do estudo permitiram analisar que tipos de estratégias de prevenção de indisciplina são utilizados pelos diferentes professores e compará-los. A actuação dos professores em sala frente as situações de indisciplina é diferente, e essa actuação determina o comportamento dos alunos em sala. Constata-se que professores próactivos, têm aulas mais organizadas e menos incidentes de indisciplina em sala. Os professores que conversam com os alunos conseguem impor ordem nas suas salas e são mais queridos. Professores classificados como sendo mais distantes dos alunos, que não esclarecem dúvidas, são menos respeitados. Os professores que reagem às situações de indisciplina em vez de preveni-los, têm mais dificuldades em controlar os alunos e impor a ordem. Levando em conta os resultados obtidos e as conclusões, foram enumeradas algumas recomendações que servirão para identificar as estratégias de gestão de sala de aula mais eficazes na gestão de comportamentos dos alunos, para fornecer algumas informações relevantes na formação dos professores, bem como no treino de competências para implementação de estratégias pró-activas de gestão.
-
ItemProjectos futuros e atitudes vocacionais dos alunos do 9ºano de uma Escola Secundária de Cabo Verde( 2011) Cardoso, SebastiãoAs escolhas vocacionais são momentos importantes no ciclo do desenvolvimento humano, sendo particularmente relevantes as que ocorrem ainda na adolescência. Em Cabo Verde são escassos os estudos sobre o desenvolvimento vocacional e os projectos vocacionais dos jovens cabo-verdianos. O presente estudo tem como objectivo analisar as atitudes vocacionais e a construção de projectos futuros de adolescentes. Para tal, foram inqueridos 100 alunos de 9º ano de escolaridade de uma escola secundária de Cabo Verde, dos quais 45 são rapazes e 55 raparigas. Esses alunos responderam o questionário sociodemográfico, o Inventário de Desenvolvimento de Carreira, a Escala de Atribuição para Carreira e uma versão adaptada do Inventário de Percepção de Barreira na Carreira. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes apresenta projectos, variando no grau de especificação. As raparigas foram mais específicas nos seus projectos. Nas atitudes de planeamento e exploração vocacional as diferenças de género não foram significativas. A análise das crenças atribucionais para a carreira permitiu observar diferenças mais significativas de género, na subescala causalidade interna associado ao fracasso, diferença esta, favorável aos rapazes. Nas percepções de barreiras, a diferença mais significava entre raparigas e rapazes verificaram-se na variável: restrição de oportunidades. Por fim, discute-se a importância da orientação vocacional e apresenta as limitações e implicações do estudo.
-
ItemModelos e práticas de avaliação institucional no Ensino Superior - Estudo de caso na Universidade de Cabo Verde( 2011-10) Cosmo, ElizabeteO presente estudo parte de uma questão orientadora da qual nos conduziu à elaboração de três objectivos específicos. O primeiro objectivo procura analisar as perspectivas teórico-conceptuais sobre avaliação institucional; o segundo, tenta analisar a realidade cabo-verdiana ao nível dos normativos sobre avaliação institucional no ensino superior, o terceiro procura compreender as perspectivas de diferentes gestores da Uni-CV e do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI) sobre avaliação institucional. Na concecussão destes objectivos começámos por abordar, teoricamente, a avaliação institucional em estreita ligação com os conceitos-chave a ela inerentes: auto-avaliação e avaliação externa, os seus paradigmas, modelos e práticas. A abordagem e análise de literatura lida remeteu-nos para a necessidade de elaborar um roteiro de entrevista, tendo em vista a recolha de dados de opinião dos actores visados. As entrevistas foram administradas a um total de oito (9) gestores/adminstradores/professores/aluno da Uni-CV e MESCI. As conclusões do nosso estudo, e de acordo com a metodologia utilizada, apontam que, apesar de existir o reconhecimento de que a avaliação institucional, na Uni-CV, quer auto-avaliação quer avaliação externa, serem indispensáveis para monitorar o desempenho e obter subsídios para a melhoria, não é ainda uma prática consolidada em todos os dominios da actuação. Não encontramos na Universidade de Cabo Verde um dispositivo que regula global e exclusivamente a avaliação institucional, mas não existe um total vazio regulamentar nesta matéria. Não existe um consenso quanto a periodicidade, tal deve proceder-se de acordo com as modalidades adoptadas. Depreende-se que quanto ao perfil, os avaliadores internos devem ser especialistas na área, e os avaliadores externos pessoal credenciado reconhecido a nivel internacional. Avaliação deve-se fazer com base na combinação dos instrumentos, recorrendo às técnicas e métodos diversificados. No que diz respeito a existência de avaliação institucional e uma cultura de avaliação, induz-se que é vista, por um lado, numa relação que reflecte a sua legitimidade e aceitação e por outro, numa relação de punição e de censura social.
-
ItemA integração de crianças com necessidades educativas especiais no Ensino Básico( 2012) Martins, DeolindaA Educação Inclusiva considera a sala de aula como o local fundamental para o ensino de todas as crianças. A inclusão é, neste sentido, uma expressão chave, assimilada pela linguagem da legislação, do discurso político, e pelas actuais tendências académicas e pedagógicas. Não obstante, os alunos com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) colocam às escolas sérios problemas, os quais, devido à sua intensidade e variabilidade, questionam, sem dúvida, o sentido da Educação escolar demasiado centrada nos conteúdos académicos. A necessária reorganização das modalidades de trabalho com estes alunos requer cuidados especiais nos ambientes educativos e no papel frequentemente atribuído ao professor. Desta forma, as mudanças aconselhadas devem ter em conta as práticas dos professores e considerar certamente as suas atitudes. O objectivo geral deste estudo é procurar aceder a um conhecimento mais actualizado sobre as concepções e práticas dos professores de uma instituição pública de Ensino Secundário, na cidade da Praia, face à inclusão educativa dos alunos com N.E.E. nas classes do regular. As técnicas e instrumentos utilizados para a recolha de dados foram, designadamente, o inquérito por questionário passado a 38 professores de uma escola pública do Ensino Regular. A natureza do objecto de estudo induziu a um desenho de investigação de natureza interpretativa de carácter descritivo - Estudo de caso. Com base na análise dos dados recolhidos, foi possível identificar aspectos relevantes sobre o que pensam os professores relativamente ao tema em estudo, e concluir que estes profissionais manifestam-se recetivos à inclusão educativa das crianças com N.E.E. no sistema regular de ensino. Identificam ainda alguns constrangimentos que se colocam aos professores e às escolas, no sentido de um atendimento de qualidade e promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
-
ItemFormação contínua de professores na senda de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável: Um estudo sobre as perceções dos professores, diretores, e subdiretores pedagógicos no Ensino Secundário de Santiago Norte( 2019-01) Tavares, YaraA formação contínua de professores é o processo permanente de aprimoramento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, visando assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens consideráveis. Este estudo centra-se na perceção que os professores, diretores e subdiretores pedagógicos do ensino secundário de Santiago Norte têm das áreas prioritárias de formação contínua que podem dar resposta aos desafios do desenvolvimento sustentável. A metodologia adotada neste estudo fundamentou-se numa análise documental e numa investigação qualitativa, complementada por métodos de recolha de dados quantitativos, através de questionários, aplicados a professores do ensino secundário, e entrevistas, realizadas a diretores e subdiretores pedagógicos das escolas secundárias de Santiago Norte. As conclusões permitiram afirmar que a formação contínua é necessária e importante, principalmente para colmatar algumas dificuldades que aparecem. Os inquiridos mostraram que estariam bastante interessados em frequentar ações de formação com alguns objetivos traçados e mostraram a relevância de temas de DS em disciplinas, na formação inicial ou mesmo em futuras ações de formações para professores. Temas de DS em grupos disciplinares já existentes nomeadamente DES, EPC/FPS, Geografia/História e Línguas foram apontados como sendo muito adequado. Mas de acordo com os documentos e a literatura consultada, constata-se que a formação contínua dos professores carece de uma maior atenção por parte de toda a comunidade educativa. É necessário desenvolver um programa de formação contínua visto haver a ausência de um plano de formação contínua de professores que poderia ajudar nessa educação de excelência.
-
ItemPerceções dos professores do I Ciclo do Ensino Básico sobre avaliação das aprendizagens: Estudo de caso no agrupamento escolar( 2021-03) Silva, ThalitaO presente estudo teve como objetivo geral compreender as perceções dos professores, do 1º ao 4º anos do ensino básico obrigatório, sobre o processo de avaliação da aprendizagem num agrupamento escolar. Tendo como objetivos específicos: analisar o modelo de avaliação proposto pelo Ministério da Educação; descrever as avaliações realizadas aos alunos e analisar as perceções dos professores sobre avaliação da aprendizagem. Escolhemos, para suporte teórico, a confrontação entre as abordagens psicométricas e as contextuais, nas suas diferentes modalidades e funções de avaliação, destacando as áreas de avaliação escolar, recorrendo, para isso, a autores como Luckesi (2011), Freire (2006), Pacheco (2006), Faria (2011), entre outros. A metodologia é qualitativa, uma vez que o nosso objetivo é interpretar as perceções dos professores sobre a avaliação que, segundo Coutinho (2013), interpreta ações de quem também é intérprete, e envolve interpretações de interpretações – a dupla hermenêutica em ação. Trata-se de estudo de caso, visando explorar, deste modo, um caso singular, bem delimitado e contextuado em tempo e lugar a abordagem e análise de literatura lida remeteu-nos para a necessidade de elaborar um guião de entrevista, semi estruturada, realizada com 9 professores, 1 coordenadora e um questionário aplicado a 18 professores, tendo em vista a recolha de informações/dados de opinião dos professores. As considerações do nosso estudo, e de acordo com a metodologia utilizada, apontam que os professores apresentam diferentes conceções a respeito de avaliação. Entretanto, prevalece, entre eles, uma compreensão de avaliação mais centrada nos resultados e nas constatações, do que nos processos de aprendizagem e na análise dos percursos vivenciados pelos alunos que compartilham o espaço da sala de aula.
-
ItemA Saúde e a sua relação com o Desenvolvimento Sustentável: Um olhar sobre o papel da Educação Física no fomento à prática da Atividade Física para a Saúde( 2021-09) Duarte, DulcelinoNos dias atuais, é notória que, a promoção da saúde e bem-estar, torna-se como um grande desafio, sobretudo para crianças e jovens, tendo em conta as constantes transformações sociais, o que tem causado mudanças no estilo de vida das pessoas. Estilo de vida este, que tem levado cada vez mais a um número considerável de pessoas ao sedentarismo. É neste contexto que enveredamos para a realização deste estudo, a partir da seguinte questão central: “como as escolas secundárias têm alinhado as suas práticas pedagógicas da disciplina de Educação Física, com vista a promoção da saúde sustentável dos alunos, através do fomento à prática continuada da Atividade Física”? Para responder a esta questão e compreender o contributo desta disciplina no fomento à prática continuada dessas atividades, com vista a promoção da saúde sustentável, especificamente procuramos contextualizar a relação desta disciplina com a promoção da prática da Atividade Física, tendo como foco a realidade da escola secundária de Santa Cruz. E, perceber ainda se os procedimentos adotados pelos professores desta disciplina da referida escola, em relação à essas atividades, contribuem para que sejam continuada ao longo da vida, visando um Desenvolvimento Sustentável dos envolvidos. Para alcançar os nossos intentos, começamos por fazer um enquadramento teórico das temáticas ligadas à Atividade Física e sua relação com a saúde, as perspetivas internacionais e nacionais sobre a relevância da prática da Atividade Física, à Educação Física e a sua relação com fomento à prática da Atividade Física, à análise do currículo prescrito pelo Ministério de Educação do país, para esta área curricular e a relação da promoção da Atividade Física com o Desenvolvimento Sustentável. Na sequência, partimos para o trabalho de campo, ancorado na abordagem qualitativa e quantitativa, tendo o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada como principais instrumentos de recolha de dados e análise de dados estatísticos como técnica de análise dos mesmos e análise de conteúdo para a entrevista. Dos resultados, depreendemos ainda que apesar de ser de conhecimento de todos, os envolvidos no estudo, a importância da prática da Atividade Física para a saúde, a escola Secundária de Santa Cruz, não tem criado condições para a promoção dessa prática no seu mio académico. Em relação ao fomento dessa prática nas aulas de Educação Física, tanto os alunos como assim como os professores são de opinião, que na referida escola as condições apresentadas, não favorecem ao cumprimento dos programas, o que tem condicionado e limitado muito as suas ações. A pesquisa permitiu concluir que o papel do professor de Educação Física, na instituição escolar não se limita apenas a transmitir os conteúdos propostos nas aulas, mas também consciencializar os alunos sobre a importância de inserir no seu quotidiano a Atividade Física. Constatamos ainda que, tanto os alunos como os professores reconhecem a relevância dessa prática para a melhoria da saúde, mas muitas vezes não sai da teoria, tendo um número pouco expressivo de alunos e professores que praticam essas atividades fora do horário de Educação Física.
-
ItemSupervisão pedagógica no sistema educativo cabo-verdiano: O caso do centro educativo Miraflores( 2022-06) Ramos, MariaA presente investigação enquadra-se na temática da Supervisão Pedagógica, tendo por título “A Supervisão Pedagógica no Sistema Educativo Cabo-verdiano-o caso do Centro Educativo Miraflores” e tem como principal objetivo compreender o processo de supervisão pedagógica no sistema educativo cabo-verdiano com enfoque para o referido estudo de caso, visando apresentar sugestões de melhoria no plano de supervisão pedagógica. A supervisão pedagógica tem sofrido mudanças ao longo do tempo, e, hoje, mais do que nunca, o supervisor pedagógico é chamado a refletir e a reavaliar a sua ação, o que conduz a uma tarefa mais complexa. Daí, considera-se relevante a incorporação de melhorias no processo de supervisão pedagógica, nomeadamente no Centro Educativo Miraflores. Esta investigação decorreu num contexto específico de uma escola não agrupada, o Centro Educativo Miraflores, com a opção da utilização da abordagem predominantemente qualitativa, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Foram feitas um total de doze entrevistas (semi-estruturadas), sendo que três foram feitas aos professores que fazem parte da equipa diretiva e nove aos professores que lecionam na escola supracitada. Dos dados recolhidos fizemos a análise e a descrição dos conteúdos fornecidos pelos entrevistados e dos recursos documentais, por meio da técnica análise de conteúdo definida pelo Bardin (2008) que considera a análise de conteúdo como sendo um conjunto de instrumentos metodológicos que se aplicam a discursos diversificados.Tudo isso, permitiu-nos averiguar que eles estão cientes da pertinência da supervisão pedagógica e demonstram que ela é uma atividade complexa, que requer uma orientação, que necessita de melhorias constantes, que precisa da inovação durante o seu decorrer e que exige um espírito de entrega e comprometimento por parte de quem a executa. Este estudo reforçou a nossa convicção de que, cada vez mais, os supervisores pedagógicos do Centro Educativo Miraflores e das demais escolas devem saber assumir os seus papéis com muita responsabilidade e devem entender esse ofício como uma mais-valia em prol do desenvolvimento profissional.