Trabalhos conducentes á Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Trabalhos conducentes á Licenciatura por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA problemática da desertificação: caso de estudo município de São Domingos( 2008) Barreto, GeisaEste trabalho tem como foco o estudo da problemática da desertificação no município de São Domingos e sua repercussão no desenvolvimento da agricultura local. O município de São Domingos padece de problemáticas ambientais em parte comuns ao País, sem deixar assumir uma natureza e contornos específicos, a evidenciar a degradação da orla marítima, salinização de água dos poços, a degradação da biodiversidade, a diminuição dos recursos hídricos, a erosão dos solos, a fraca capacidade institucional, o deficiente saneamento básicos, a utilização descontrolada de pesticidas e a degradação física da paisagem, problemas esses que merecem em tempo útil o devido tratamento numa óptica de prevenção ou mitigação dos impactos negativos advenientes. O município detém recursos ambientais preciosos e de grande importância para o desenvolvimento local. Para realização deste estudo uma série de procedimentos e técnicos de pesquisa foram utilizadas tais como: o levantamento bibliográfico, levantamento de dados estatísticos e trabalho de campo que compreendeu a realização de entrevista com o coordenador do projeto gestão ambiental na camara municipal de são domingos, a aplicação dos questionários juntos a oito pequenos produtores rurais e a visita a essas unidades reprodutivas. O trabalho esta organizado em dois itens: o que aborda a problemática da desertificação no Município de São Domingos; e o que aborda a atuação do poder local na luta contra a desertificação e condução do desenvolvimento agrícola no município.
-
Item
-
ItemAnálise de alguns aspectos da caprinocultura na bacia hidrográfica de ribeira seca - ilha de Santiago( 2008-10) Silva, LudevinaA caprinocultura é uma atividade económica explorada em todos os continentes, estando presente em áreas sob as mais diversas características climáticas, edáficas e botânicas. Embora esta seja uma atividade importante na economia rural dos pais, tem vindo a enfrentar enormes constrangimentos relacionados, de entre outros fatores, com excedentes em efetivos, insuficientes lugares de bebedouros e á presença de raças pouco produtivos. Considerando que as dificuldades no desenvolvimento da pecuária cabo-verdiana se relacionam com entraves na planificação, devido á falta de conhecimento de aspetos importantes sobre o efetivo, sobre as unidades de exploração existentes e sobre os fatores que influenciam seu desenvolvimento, se decidiu realizar este trabalho no intuito de identificar alguns fatores quem têm vindo a comprometer esta atividade. Para a realização do trabalho, os dados foram cedidos por técnicos do Depto de Agroeconomia. O inquérito, elaborado e realizado pelos técnicos do Depto. Foi aplicado no período de junho a dezembro de 2005. As questões incluíram fatores de ordem socioeconómica, e de apoio técnico e financeiro, incluindo principalmente sobre a criação animal na Bacia Hidrográfica de Ribeira Seca. Os resultados demostraram um agregado familiar chefiado por indivíduos de ambos os sexos, com aproximadamente 54 anos de idade, analfabetos ou com um nível básico de escolaridade e salario médio de 7421,23 ECV. A família foi formada por aproximadamente duas crianças, um adolescente, dois adultos, e três ativos, o registo também indicou a presença de um idoso a cada duas famílias. Alem da renda do chefe do agregado , as família se serviram da venda de produtos agrícolas e mantiveram, em media, dois caprinos na propriedade. Os produtos agrícolas foram provenientes principalmente do sequeiro. A maioria dos agregados não recebe remessas e pratica principalmente a agricultura ou trabalha como domésticas. Os chefes de família não consideram os meios de comunicação um fator de desenvolvimento agropecuária, contudo, informaram não ter assistência técnica, pastos, espaço para criação animal, animais reprodutores e muito menos meios financeiros para desenvolver a atividade pecuária. Como fatores condicionantes da presença de caprinos foram identificados o total de indivíduos ativos e de crianças, o desenvolvimento de atividades no regadio ou sequeiro e a presença de assistência técnica , pasto e de meios financeiros. Aproximadamente 40% dos amostra mantem mais de dois animais na sua propriedade, destacando-se este grupo pela presença de meios financeiros, de pasto, pela pratica de agricultura de regadio e de sequeiro e ainda pela presença de assistência técnica.
-
ItemAnálise dos impactes antrópicos na vegetação natural no parque natural de serra malagueta( 2008-10) Fidalgo, JoséA gestão do Parque Natural de Serre Malagueta, é um trabalho, que tem por objetivo, a conservação do ecossistema local, nomeadamente as espécies endémicas, o solo, e a fauna. Um dos pontos importante é o envolvimento das pessoas que vivem dentro e fora do Parque, na gestão do mesmo, fazendo-lhes sentir, o Parque, num contexto de a proximidade e de sustentabilidade do mesmo. Nesse âmbito faz-se analise de inquéritos á população, consulta de dados publicados, inventariação das áreas degradadas, comparação dos dados antes publicados, avaliação das mudanças e avanços com a introdução das medidas de conservação, as espécies existentes, seu estado de conservação, tanto as exóticas, como as endémicas. Refere-se também a problemáticas do cultivo do milho e feijão dentro do Parque Natural; a batata-doce, a recolha do pasto o pastoreio e a apanha de lenha . Analisando os resultados antes da implantação do projeto e depois, verifica-se uma melhoria significativa quanto á gestão do recursos naturais na Serra Malagueta. Houve melhoria das condições socioeconómica das populações que vivem dentro e nas redondezas do Parque devido a várias ações de sensibilização. Várias espécies endémicas estão a ser produzidas e fixadas, denota-se uma ligeira diminuição do consumo de lenha, talvez seja, pela melhoria das condições de vida no seio das comunidades e o incentivo ao uso de gás para cozer os alimentos.
-
ItemCusto de produção da cultura do morango na ilha de Santiago( 2002-01) Sousa, SolinaEste monografia analisa o custo de produção da cultura do morango, variedade Favette, numa exploração agrícola situada em João Teves dos Órgãos - Ilha de Santiago. O objetivo desse estudo é conhecer o custo de produção, destacar a sua importância em relação ao preço no produtor e no consumidor e permitir ao empresário da exploração conhecer a eficiência desta cultura. Para realização desse estudo fizemos consultas bibliográficas, entrevista aos técnicos da área e inquérito junto do agricultor para a obtenção dos dados, uma vez que o tempo disponível não foi suficiente para seguimento do ciclo anual da cultura Os resultados obtidos mostram que esta cultura é muito rentável. O custo de produção é relativamente baixo em relação ao seu rendimento, representando cerca de 1/3 do preço medio no produtor. De acordo com as investigações feitas anteriormente este estudo comprovou realmente que a variedade Favette é muito produtiva e adaptada ás condições agro-ecológicas de Cabo Verde.
-
ItemEstudo de abastecimento de água - caso de Ribeireta : projeto pctir( 2008) Monteiro, LisitaDado a importância do aproveitamento dos recursos hídrico para o mundo e particularmente Cabo Verde, um país com enormes limitações em termos hídricos, é de grande importância o estudo de abastecimento de água. A diminuição da qualidade da água tem sido motivo de preocupação para vários países do mundo. O trabalho de pesquisa foi conduzido, na localidade de Ribeireta. Procedeu-se a um inquérito junto da população da Ribeireta, para avaliar a origem da água que utilizam no dia-a-dia, sua qualidade e saber a perceção da população quanto a qualidade de água utilizada e ainda se a água utilizada para o consumo é tratada ou não
-
ItemEstudo hidrológico da bacia hidrográfica de Ribeireta - ilha de Santiago - Cabo Verde( 2008) Barros, PauloEste trabalho inicie sobre o estudo hidrológico da bacia hidrográfica da Ribeireta. É de extrema importância visto que permitira uma melhor utilização dos recursos hídricos, uma conscientização e sensibilização da comunidade local, chamando-lhe a atenção da importância da água e como deverá ser gerida. Para a realização deste estudo recorremos a todas as bibliografia e metodologias relacionadas com o tema: fórmulas para calcular: analise de frequência ; método de regressão linear simples; teste de ajustamento de Gumbel : aleatoriedade da amostra; estimativa da tendência de precipitação ; balanço hídrico; relação nível/volume retirado do furo FBE 181 e 183. O estudo mostra igualmente a importância da medição pluviométrica regional, a medição e monitorização diária dos níveis estáticos e dinâmicos dos furos de produção, com o objetivo de fazer uma avaliação dos volumes disponíveis em furos de produção.
-
ItemEstudos setoriais vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas em cabo verde( 2007-06) Fragoso, ManuelA temperatura média global do planeta à superfície elevou-se de 0,6 a 0,7 ºC nos últimos 100 anos, com acentuada elevação desde a década de 60. A última década apresentou os três anos mais quentes dos últimos 1000 anos da história recente da Terra. Hoje, através das análises sistemáticas do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC), sintetizando o conhecimento científico existente sobre o sistema climático e como este responde ao aumento das emissões antropogénicas de gases do efeito estufa (GEE) e de aerossóis, há um razoável consenso de que o aquecimento global observado nos últimos 100 anos é causado pelas emissões acumuladas de GEE, principalmente o dióxido de carbono (CO2), oriundo da queima de combustíveis fósseis - carvão mineral, petróleo e gás natural - desde a Revolução Industrial e, em menor escala, do desmatamento da cobertura vegetal do planeta, e o metano (CH4), e não por eventual variabilidade natural do clima. A mudança global do clima já vem se manifestando de diversas formas, destacando-se o aquecimento global, a maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, alterações nos regimes de chuvas, perturbações nas correntes marinhas, retracção de geleiras e elevação do nível dos oceanos. A menos que acções globais de mitigação do aumento de emissões de gases de efeito estufa sejam efectivamente implementadas nas próximas décadas (seria necessária uma redução de cerca de 60% das emissões globais de GEE para estabilizar suas concentrações em níveis considerados seguros para o sistema climático global), a demanda futura de energia, principalmente nos países em desenvolvimento, à medida que suas economias se expandem, terá como consequência alterações climáticas significativamente mais graves, como por exemplo, um aumento das temperaturas médias globais entre 1,4 e 5,8 graus Celsius (ºC) até o final do século, acompanhadas por substantivas e perturbadoras modificações no ciclo hidrológico em todo o planeta.
-
ItemPrejuízos económicos e proposta de modelos estratégicos para o controle da fasciolose hepática.( 2008-10) Centeio, AlexandreEm saúde animal, os parasitas são uma das principais causas do baixo desempenho produtivo, e o seu efeito sobre os animais são os mais variados. Neste contexto, a Fasciolose hepática está registada entre os problemas mais importante, a nível mundial, tanto, na produção animal quanto a saúde pública. Considerando que em Cabo Verde pouco se tem publicado sobre os prejuízos provocados pelos agentes, decidiu-se pela realização deste trabalho. Para tal, foi realizado um levantamento em matadouros municipais da Praia e Santa Catarina, Santiago. Os dados, coletados no período de junho a agosto 2008, acompanharam os reportes realizados pelo serviço de inspeção, em que registaram os abates e as condenações de fígados de bovinos abatidos no local. Os bovinos eram procedentes de diversas zonas dos concelhos da Praia e Santa Catarina. Os resultados demonstram uma taxa de ocorrência da fasciolose hepática, avaliada através da observação direta do fígado, de 20%, estimando-se uma perda direta de 1.120.812.00 ECV, somente nos concelhos de Assomada e da Praia. Também ficou demostrado que os fatores que condicionaram as taxas de ocorrência foram: o nível de infeção local, período do ano (trimestre), e a taxa de infeção, tamanho e número de molusculos; e que o modelo de controle estratégico mais adequado, utilizando vermifugos e moluscicidas, é capaz de atingir um terço dos amostrados, aproximadamente.
-
ItemQuantificação da erosão superficial e de fundo na ilha de São Nicolau. caso de estudo da bacia hidrográfica da Rebeira Grande - Fãja( 2008-10) Livramento, ManuelA produção agricola em Cabo Verde é condicionada por deversos fatores destacando-se os fatores climáticos e a má gestão dos solos. Estudos levados a cabo mostram que, mesmo nos anos de precipitações relevante abundantes e bem distribuidas no espaço e no tempo, os valores da produção agrícola ( milho, feijão sobretudo) nas encosta, na ausencia de dispositivos anti-erosivos,não ultrapassam os 300 kg/ha. Entretanto, nas áreas tratadas com técnicas de conservação do solo e água a produção do milho, por exemplo, pode atingir valores da ordem dos 1600/kg/ha (Sabino et al,1989). Este trabalho visa fazer uma primeira tentativa de quantificação de erosão superficial pela aplicação de Equação Universal De Perda de Solos (Wishmeyer eu al,) e da erosão de fundo pelos recursos ao modelo proposto por Sabino (1984). Instrumentos científicos foram instalados e percelas de ensaios nas áreas de canto de Fãja e Lombo Pelado foram preparadas para a condução dos ensaios seguindo os padrões técnicos recomendados. O impacto das técnicas de conservação do solo e água na redução da erosão, escoamento superficial e produção agrícola ( milho (Zea mays L.) e feijão pedra ( Dolichos lablab) nas parcelas foi tamém estudado. Os resultados de produção agrícola só poderão ser apresentados posteriormente em vertude do tempo que disposmos para apresentar este relatório de fim de curso. Igualmente, a colecta de mais dados para o cálculo da erosão superficial serão continuados com o apoio de Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário.
-
ItemReutização da água residual tratada( 2008) Landim, ElisangelaA reutização da água residual tratada usada de uma forma racional e produtiva gera benefícios socioeconómicos, ambientais e contribui no combate á escassez dos recursos hídricos. A Agua residual tratada pode ser reutilizada na rega agrícola (das culturas), na rega paisagística (consiste na rega de espaços verde ornamentais, como: parques e jardins, separadores de autoestradas, relvados de campos desportivos, nomeadamente de campos de golfe.),na indústria (caldeiras de aquecimentos, indústria da pasta, papel e cartão, na industria têxtil ), na recarga de aquíferos (constitui uma forma de aumentar a disponibilidade de agua subterrânea,),nos usos ambientais e recreativos(alimentação de lagos e lagoas naturais ou artificias, destinados á pesca e desportos náuticos; conservação ou reabilitação de zonas húmidas naturais ou artificias; reforço do caudal de cursos de agua; produção artificial de neve, e para usos urbanos não potável (descarga de autoclismos, lavagem de ruas, lavagem de contentores de resíduos urbanos, lavagem de veículos, varrimento de coletores, embelezamento paisagístico de empreendimentos urbanísticos por meio de lagos, fontes, freicha de agua, combate a incêndios, ar condicionado). Essa reutilização implica, contudo, que se cumpra com os objetivos mínimos de qualidades para os usos tipificados e previstos nas normas nacionais e internacionais. Foi efetuado um estudo na Estacão de Tratamento da Água Residual (ETAR) do Palmarejo, avaliando a qualidade final do efluente por analise comparativa dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos estabelecidos em normas literaturas relevantes com os valores de exploração obtidos.
-
Item