Artigos em revistas internacionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Artigos em revistas internacionais por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemGestão do risco e políticas públicas: política de habitação em Cabo Verde(InterEspaçp, 2015) Rodrigues, AnaGovernar democraticamente as cidades, como territórios de grande diversidade económica, social, ambiental, política e cultural e de grandes dualidades, de modo que sejam respeitados os direitos dos habitantes, constitui um dos maiores desafios do séc. XXI. Para que existam cidades justas, democráticas, humanas e saudáveis, é fundamental incorporar os direitos humanos no campo da governação das cidades, de modo a que a gestão e as políticas públicas resultem na eliminação das desigualdades sociais, das práticas de discriminação em todas as formas da segregação de indivíduos, grupos sociais e comunidades, em razão do tipo de habitação e da localização dos assentamentos em que vivam. Ciente da importância do estudo das políticas públicas para a compreensão dos fenómenos sociais, o estudo da Política de Habitação de Interesse Social (HIS) possibilita a previsão dos impactos da acção do Estado sobre a sociedade e abre o caminho à criação de novos modelos que possam auxiliar tanto o Estado quanto a sociedade no processo de formulação, implementação e avaliação dessa mesma política, bem como de todas as que com ela se entrecruzam. Com base numa pesquisa bibliográfica e análise documental, partindo da compreensão do conceito de gestão do risco, políticas públicas, vulnerabilidade social e Habitação de Interesse Social, este ensaio procura identificar a estratégia, os actores, os instrumentos e os meios de implementação da Política de HIS em Cabo Verde; objectiva identificar as medidas preventivas para a mitigação dos riscos associados à habitação e consequente vulnerabilidade social, e reconhecer as dificuldades inerentes à sua implementação.
-
ItemPlaneamento urbano e estratégias de mitigação do risco: o caso do bairro da terra branca acima cidade da praia – cabo verde(GeoAmazônia, 2017) Rodrigues, AnaEste ensaio consiste na apresentação de um caso de estudo a partir do qual se pretende fazer uma reflexão crítica dos instrumentos de gestão e planeamento do território municipal, no que concerne à mitigação do risco, considerando uma realidade diferente da europeia – Cabo Verde. Este trabalho objetiva identificar as intervenções territoriais, e as relações multidireccionais e repercussões múltiplas, resultantes da não implementação de medidas estruturais e não estruturais. Pretende, ainda, identificar e refletir sobre as condições e estratégias de intervenção por parte do Poder Local em matéria de gestão do risco no município da Praia. Identifica-se a relevância da gestão e planeamento urbano e implementação de medidas preventivas eficazes para a mitigação do risco à escala local e da cartografia de susceptibilidade aos perigos e a avaliação do risco.
-
ItemSome physical-chemical characteristics evaluation of bottled water versus municipal tap water!available in Fogo Island (Cape Verde)(JMES, 2021) Tavares, WilsonIn recent years, a continuous demand for drinking water has been growing worldwide, thus demanding stricter quality control of this resource. The present study was designed to investigate the physical-chemical quality of tap water from two locations in Fogo island and two brands of bottled water. The investigated parameters were mainly: hydrogen potential (pH), electrical conductivity (EC), total dissolved solids (TDS), temperature (T), calcium (Ca), fluorine (F), iron (Fe), total hardness (CaCO3), aluminum (Al), sulfate (SO4) and magnesium (Mg). A higher concentration of minerals was observed in tap water samples. A sample of bottled water showed almost zero mineral content, and almost all analyzed parameters were following the parametric values established by Cape-Verdean Regulatory Decree and WHO standards. It is essential to analyze and understand the water label before purchasing any bottled water in order to know the mineral concentration and choose the water that is most appropriate considering individual food needs.
-
ItemAnálises físico-químicas e sensoriais do queijo coalho de vaca produzidos em São jorge - cabo verde(Kwanissa, 2021) Tavares, Wilson; Correia, Jussara & Mendes, RicardoO presente estudo teve como objetivo investigar as características físico-químicas, a aceitação sensorial e a intenção de compra do queijo de coalho produzido com leite de vaca. A qualidade do queijo depende diretamente da qualidade do leite, exigindo um controle de qualidade rigoroso durante todo o processo da produção. Parâmetros físico-químicos como pH, humidade, proteína, acidez titulável e gordura total foram determinados. Para o teste de aceitação sensorial (cor, sabor, aroma, textura e aceitação geral) foi realizado por 12 provadores. Relativamente às análises físicas, não foi encontrado diferença significativa no diâmetro, no entanto, foram verificadas diferenças significativas no peso e na altura do. O queijo estudado é caracterizado como queijo fresco, queijo meio gordo e de pasta mole com pH na faixa de 5,37 a 6,33 e acidez titulável de 0,32 a 0,72%. O teor de gordura, umidade e proteína foi semelhante ao dos queijos frescos produzidos no México. De maneira geral, esses resultados podem ajudar a controlar melhor o processo de produção do queijo de coalho com base nos parâmetros sensoriais e físico-químicos.
-
ItemElaboração, análise sensorial e físico-químicas da Geleia light de manga( 2022-01) Semedo, Adilson & Tavares, WilsonAs frutas são excelentes fontes de vitaminas, fibras e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. O aproveitamento integral das frutas é essencial para combater o desperdício de alimentos, confecionando assim novos produtos com elevado valor nutricional. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar quatro formulações de geleia light a partir da polpa de manga: duas formulações com adição de açúcar (com e sem canela) e duas com adição de adoçante estévia (com e sem canela). No produto final foi analisado os seguintes parâmetros físico-químicos: pH, teor de sólidos solúveis totais (°Brix), acidez total titulável (ATT) e teor de vitamina C. O pH variou de 3,66 a 3,88, °Brix foi de 22,26, 23,10 para as duas formulações com adoçante e 44,03, 47,20 para as outras duas com açúcar. A acidez total titulável variou de 0,41 a 0,53% e o teor de vitamina C (mg/100g) teve a variação entre 10,18 a 12,63. Paralelamente às análises físicoquímicas, foi realizado testes sensoriais de aceitação com 25 provadores não treinados. Esses provadores avaliaram atributos como sabor, cor, aroma, doçura, consistência e apreciação global da geleia de manga através de uma escala hedônica de nove pontos. Também se avaliou a intenção de compra das quatro formulações produzidas. De todos os atributos analisados, apenas o sabor das formulações diferiram estatisticamente, e nesse atributo apenas as formulações F2 e F3 não apresentaram diferenças significativas. Todas as formulações das geleias de manga superam o índice de 70% de aceitabilidade