Artigos em revistas internacionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Artigos em revistas internacionais por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA Construção da Democracia em Cabo Verde: Do Condicional Colonial Português ao Reconhecimento Internacional(JANUS.NET, e-journal of International Relations, 2018-10) Madeira, João Paulo & Bruno Carriço Reis
-
ItemA Construção de Identidade na Sociedade de Informação: O Caso dos Imigrantes Cabo-verdianos o Rio de Janeiro(‘Usos do Passado’ — XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ, 2006) Bento, ArturNeste artigo, apresentamos uma análise reflexiva sobre os processos de construção de identidades de imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro, como esses indivíduos inseridos na sociedade brasileira reelaboram aspectos fundamentais de suas memórias. Procuramos estudar como os imigrantes falam sobre eles mesmos em contextos diversos, assim como percebem a maneira o ser caboverdiano. São analisados os contextos, nos quais os elementos comuns aparecem com mais força. Um conjunto de nove entrevistas de história oral, realizadas com esses imigrantes, é articulado com dados quantitativos, em seus aspectos teóricos e empíricos. A memória desse grupo é permanentemente reconstruída através das sucessivas gerações, porém ela pode se transformar de tal modo que a aproxime das memórias dos autóctones, o que ocorre com os caboverdianos estudados por nós. Os imigrantes têm domínio da língua portuguesa, pois foram educados no país de nascimento tendo o português como a língua oficial. Sendo assim, cremos que a análise das memórias desses imigrantes deve considerar a incorporação dos aspectos culturais não apenas do seu país de origem, mas também do país de acolhimento. O texto está organizado em dois tópicos: no primeiro, discorremos sobre a saída dos caboverdianos à procura de uma vida melhor. No segundo, discutimos a construção da identidade na sociedade de informação, problematizando a construção de identidades caboverdianas na sociedade global.
-
ItemAs Reestruturações do Sentido de Pertença à Igreja Católica nos Bispados de D. José Colaço, D. Paulino Évora e D. Arlindo Furtado: Adaptação ou Resistência às Mudanças Políticas e Culturais em Cabo Verde?(Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, 2017) Semedo, AdilsonEste artigo relaciona a reestruturação dos sentidos de pertença à Igreja Católica de Cabo Verde com as transformações culturais, políticas e religiosas que marcam a contemporaneidade neste arquipélago. Apresenta a «pertença como institucionalização», «pertença como tradição/memória» e «pertença como compromisso» como os paradigmas dominantes na história da Igreja Católica em Cabo Verde, e discute o significado cultural da transição da «pertença como tradição/memória» para a «pertença como compromisso», que é transversal aos bispados de D. José Colaço, D. Paulino Évora e D. Arlindo Furtado.
-
ItemCape Verdean Creole – Santo Antão: what we know so far(Journal of Ibero-Romance Creoles, 2019) Swolkien, Dominika & Alexander CobbinahThe Santo Antão variety (SA) of Cape Verdean Creole (CVC) is not only very little studied but the existing publications, overwhelmingly in Portuguese, are not well known among a wider linguistic audience. This is particularly surprising if we consider that from the first Cape Verdean census, in 1731 (Carreira 1984), until the 1970s Santo Antão has been the second most populous island of the archipelago. The article presents a review of the literature from historical sources about the settlement of Santo Antão, which then serves as a base from which to reconsider current debates about the genesis of CVC. Linguistic data, mainly of phonological nature, from conversations recorded during a short field trip to Santo Antão (Cabo da Ribeira and Vila das Pombas), complemented by existing data on other varieties of CVC, are used to support the proposed hypotheses.
-
ItemComprender os Direitos Humanos em Cabo Verde: Da Retórica Político-Filosófica à Praxis Jurídica(Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, 2016) Monteiro, NatanielO artigo procura analisar a coerência entre a retórica político-filosófica e a praxis jurídica, tendo como locus de análise os direitos humanos em Cabo Verde. Numa perspectiva histórica, a afirmação dos direitos humanos aconteceu de forma paulatina num processo de sucessivas lutas e revindicações que culminaram em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração é protegida pelo ordenamento jurídico de diferentes Estados e é um dos temas mais debatidos a nível mundial. O caso de Cabo Verde não constitui excepção a este fenómeno, apesar de ser um Estado modelo em África em matéria de direitos humanos. Porém, existem preocupações no que se refere às denúncias de violações constantes como sejam: a morosidade da justiça, as condições precárias das instalações prisionais, os abusos por parte de agentes policiais, a hostilidade contras as mulheres e os abusos contra as crianças. Deste modo, procuramos compreender esta problemática à luz da filosofia política contemporânea, analisando para o efeito um conjunto de perspectivas que configuram a retórica político-filosófica e a práxis jurídica.
-
ItemDesigualdade Regionais num Contexto Insular: Análise de Cabo Verde a partir de David Harvey(KWANISSA – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, 2018) Ferreira, Ivete & Vladmir FerreiraEste artigo pretende refletir sobre a questão das desigualdades regionais e urbanas, apoiando-se nas contribuicões de David Harvey e da teoria de desenvolvimento geográfico desigual, servindo-se de suporte para uma reflexão de como Cabo Verde, pequeno país insular localizado na costa ocidental africana, tem gerido as suas disparidades, face as recentes transformacões que tem ocorrido no mundo moderno capitalista, destacando-se para isso, o papel do Estado, enquanto suposto garante do bem estar social.
-
ItemGuinea-Bissau: The Role of Local and International NGOs in Environmental Preservation and Sustainability of the Bijagos Archipelago(Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, 2015) Madeira, João PauloO Arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau é actualmente objecto de numerosos impactos externos que afetam o seu equilíbrio secular. Desde 1975, a sociedade guineense tem vindo a utilizar os seus recursos naturais de forma descontrolada sobre o território, especialmente na área costeira. O arquipélago tem suscitado, cada vez, mais interesse, na maioria dos quais incompatíveis com a garantia de um desenvolvimento sustentável a longo prazo. Tem-se assistido a um empobrecimento geral que põe em causa a preservação dos recursos, devido à pressão demográfica interna de uma população que duplicou desde 1981 e das pressões externas relacionadas com as migrações vizinhas e consequente esgotamento dos recursos não-renováveis. Este artigo pretende analisar as ações das ONGs locais e internacionais na preservação e sustentabilidade do Arquipélago dos Bijagós. Procuramos através de uma abordagem interdisciplinar analisar os fenómenos que se configuram no âmbito das estratégias das ONGs, partindo do pressuposto de que estes assuntos se articulam no campo da geografia e da sociologia, assim como no campo da política e da cooperação internacional. Propõe-se novos desafios para as questões ambientais sobretudo numa atual conjuntura abalada pelas constantes instabilidades políticas internas como externas.
-
ItemO Catolicismo nos Contextos e Circunstâncias da Modernidade em Cabo Verde(Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2015) Semedo, AdilsonFocando a contraposição entre a religião e a modernização societal, o artigo destaca o lugar do catolicismo nos contextos e nas circunstâncias da construção da modernidade em Cabo Verde, processo alicerçado, particularmente, na diferenciação funcional e na complexificação das relações dos subsistemas político e religioso.
-
ItemO Processo de Construção da Identidade e do Estado-Nação em Cabo Verde(Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, 2014) Madeira, João PauloA construção do Estado-Nação em Cabo Verde resulta de uma particularidade sócio-histórica que se iniciou com a descoberta e povoamento das ilhas do Arquipélago. Pretende-se com este artigo compreender os processos que envolvem a formação da identidade e, posteriormente, a construção do Estado-Nação. O processo engloba, por um lado, o nascimento do mestiço e a afirmação da língua crioula cabo-verdiana, por outro, a afirmação das manifestações culturais que culmiraram com a independência nacional em 1975 e posteriormente com a abertura política de 1990 na afirmação e consolidação institucional da democracia.
-
ItemPode-se Falar da Secularização em Cabo Verde Antes da Independência Nacional? A Diferença Funcional do Religioso e do Político no Período Colonial (1462-1975).(e-cadernos CES, 2011) Semedo, AdilsonUm dos grandes desafios do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (P.A.I.G.C.), logo após a Independência Nacional de Cabo Verde, foi a modernização de um país herdado do colonialismo português. O corte com determinadas práticas tradicionais afigurava-se fundamental na prossecução de tal objetivo e pela primeira vez na história do arquipélago o Estado divorciava-se formalmente da religião, inaugurando assim uma nova fase nas relações entre o religioso e o político. Este artigo, que constitui uma reflexão síntese sobre os resultados de parte de uma investigação, ainda em curso, e que tem como propósito refletir, a partir de uma perspetiva sociohistórica, sobre o processo de secularização societal de Cabo Verde, problematiza o significado da diferenciação funcional das esferas religiosa e política no período em que a administração do arquipélago era portuguesa e questiona, a partir deste aspeto, o alcance da separação de 1975.