Dissertações de Mestrado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Dissertações de Mestrado por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA cana-de-açúcar nas relações entre Cabo Verde e Brasil( 2010) Oliveira, ShêniaO presente trabalho trata do entendimento da evolução das relações entre Cabo Verde e Brasil, através da História Comparada sob o contexto expansional português, tendo como fio condutor a cultura da cana-de-açúcar e alguns dos factores que desencadearam o desenvolvimento e que aproximaram os dois países. Neste sentido, destaca-se a importância geográfica de Cabo Verde como entreposto de produtos e escravos, bem como as condições geográficas propícias para exploração no Brasil (apesar de distante do continente europeu), que teve a contribuição de Cabo Verde para seu crescimento, pela experimentação de culturas, ladinização de escravos e localização deste arquipélago. Em uma primeira fase, Cabo Verde enviou espécies que foram de grande importância no contexto colonial do Brasil, este que também foi recíproco neste ponto. Em uma segunda fase, vieram daquele país da América do Sul, as influências culturais. No paralelismo, especificamente sob o ponto de vista da cultura açucareira, tem-se uma noção da importância das trocas interatlânticas e da relevância sócioeconómica desencadeada, nos dois países, pelo valor comercial dos seus derivados e pela dispersão das suas técnicas de cultivo e de produção. Nota-se o legado histórico na terminologia e tecnologia açucareiras, vistas como património partilhado, onde há semelhanças de meios de produção, terminologia e identificação cultural. Este trabalho evidencia uma herança que, se por um lado desempenhou papel importante nestes países, por outro traz à tona a sua interculturalidade, vivenciada nos dias actuais, através da sua evolução histórica e outras pontes que suscitaram esta relação de influenciação mútua. No entendimento deste relacionamento, há valorização do património material e imaterial, contribuindo para o desenvolvimento de Cabo Verde e do Brasil através do reconhecimento das origens, fortalecimento da identidade e promoção da cultura.
-
ItemAcessibilidade de áreas habitacionais aos equipamentos e serviços urbanos essências na cidade da Praia( 2011) Duarte, FranciscoEste trabalho diz respeito à área urbana da cidade da Praia, República de Cabo Verde e estuda de forma qualitativa a acessibilidade das suas áreas habitacionais para os equipamentos e serviços urbanos essências existentes na cidade. A base metodológica da pesquisa assenta-se na Sintaxe Espacial e para o efeito foram feitas algumas medições sintácticas tais como: a integração global e local, conectividade das vias, escolha rápida, controle, e profundidade média das vias em relação à via mais integrada. Foram identificados ainda os núcleos de integração espacial e o valor para a inteligibilidade do sistema. A partir do sistema viário, construíram-se os mapas de mobilidade para os modos de deslocação: pedestre, transporte público e transporte privado. Recorrendo-se às ferramentas SIG de geoprocessamento foram elaborados os mapas de acessibilidades das áreas residenciais para os equipamentos e serviços urbanos básicos. Os resultados obtidos apontam para um baixo valor de integração das vias na área de estudo em contraposição de uma elevada profundidade sinónimo de forte segregação espacial, decorrente do próprio desenho urbano. Reforçam esta conclusão, a posição central dos núcleos de integração e o baixo valor encontrado para a inteligibilidade espacial. Em termos das acessibilidades das áreas habitacionais, os resultados mostram que todas elas seguem o mesmo padrão, diminuindo gradualmente do centro para a periferia segregando grande parte das áreas habitacionais. A diminuição de níveis acessibilidade ou aumento de impedâncias, do centro para a periferia, permitiu concluir que existem diferenças na posição relativa dos equipamentos e serviços básicos, confirmando deste modo a validade da pergunta de partida para esta pesquisa
-
ItemAnálise da cobertura vacinal em crianças menores de um ano na ilha de santiago - cabo verde( 2014) Varela, DomingosO Programa Alargado de Vacinação em Cabo Verde foi iniciado em 1977, com apoio da Organização Sueca para a Proteção das Crianças ( Rädda Barnen). Desde o ano 2000, a meta a ser atingida em cobertura vacinal para as crianças menores de um ano, tem sido de 90%, mas os resultados têm-se revelado aquém do estipulado (dados administrativos) com oscilações nas taxas de cobertura para todas as vacinas. Esta pesquisa surgiu devido a inquietação quanto a cobertura para cada vacina, não corresponder aos parâmetros estabelecido pelo Programa Alargado de Vacinação, dando origem a este estudo que tem como objetivo analisar a cobertura vacinal numa tendência temporal, 2006 – 2010, e comparar os resultados dos dados administrativos e os obtidos, pelos inquéritos de cobertura vacinal realizados nos anos de 1999, 2002, 2005, 2009 e 2011, na ilha de Santiago – Cabo Verde. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e retrospetiva, de análise documental, que levará em conta as taxas de cobertura vacinal em crianças menores de um ano de 2006 a 2010 na Ilha de Santigo em Cabo Verde e compara os resultados por diferentes fontes: o método administrativo com dados de rotina do Programa Alargado de Vacinação, usando os denominadores das Projeções demográficas do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde, e o método de amostras por conglomerados adotado pela Organização Mundial da Saúde. Os resultados obtidos deverão ser utilizados na implementação de estratégias a adotar para a melhoria dos processos de recolha, tratamento e análise dos dados de cobertura vacinal, do Programa Alargado de Vacinação.
-
ItemAnálise e previsão de séries temporais: uma aplicação a dados da economia Cabo-Verdiana( 2021-12) Santos, KeltonUma grande parte dos dados económico-financeiros podem ser representados em forma de séries temporais. Essas séries, que são caracterizadas por valores observados com igual espaçamento temporal podem ser analisadas e utilizadas para fazer previsões. Existem vários métodos usados na análise e previsão de séries temporais, sendo que a maioria usa valores históricos da série para criar um modelo usado para a representação e previsão da mesma. O objetivo deste trabalho foi de apresentar alguns desses métodos e aplicar ao Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde. O modelo ARIMA(1, 2, 1) foi o que produziu melhor resultado, somente não conseguindo prever com eficiência a queda que aconteceu em 2020 em consequência da pandemia da COVID-19.
-
ItemAnálise e previsão de séries temporais: uma aplicação a dados da economia Cabo-Verdiana( 2021) Santos, KeltonUma grande parte dos dados económico-financeiros podem ser representados em forma de séries temporais. Essas séries, que são caracterizadas por valores observados com igual espaçamento temporal podem ser analisadas e utilizadas para fazer previsões. Existem vários métodos usados na análise e previsão de séries temporais, sendo que a maioria usa valores históricos da série para criar um modelo usado para a representação e previsão da mesma. O objetivo deste trabalho foi de apresentar alguns desses métodos e aplicar ao Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde. O modelo ARIMA(1, 2, 1) foi o que produziu melhor resultado, somente não conseguindo prever com eficiência a queda que aconteceu em 2020 em consequência da pandemia da COVID-19.
-
ItemAplicação da Regressão de Poisson e Logística para Dados de Internamento de Pacientes com COVID-19 no Hospital Universitário Agostinho Neto( 2022-04) Fonseca , RosialyOs estudos apresentados nesta dissertação resultam da necessidade de encontrar respostas para os diferentes desa fios identi cados no internamento da COVID-19 do Hospital Univérsitario Agostinho Neto(HUAN), com foco na identi cação dos fatores associados à morte e o número de dias de internamento dos pacientes internados com COVID-19. Foram abordadas diferentes análises estatísticas para desenvolver modelos explicativos e de análise, com a utilização do Software RStudio. Para resumir as principais características da base de dados realizou-se uma análise exploratória dos dados. Foram explorados modelos de Regressão de Poisson que permitiram modelar os dias de internamento, obtendo as variáveis com maior relevância estatísca no modelo. Adistribuição de Poisson é uma referência para os modelos de regressão para dados de contagem, no entanto, a restrição de equidispersão, isto é, o valor esperado e a variância condicional são iguais, não representa comprecisão os dados reais. Para o estudo dos óbitos, foi utilizada uma análise de Regressão Logística, que é uma técnica para mineração de dados de resposta binária, que possibilita a estimação da probabilidade de ocorrência de eventos. Este é um tipo de modelo linear generalizado que utiliza a função de ligação logit. Foram discutidos métodos da avaliação do modelo ajustado, bem como a averiguação das suposições e avaliação dos fatores que contribuíram para a morte dos pacientes. No sentido de escolher o melhor modelo realizou-se a comparação através do teste de verossimilhança e do AIC.
-
ItemÁreas de haptidão prioritárias para habitação de interesse social: o caso da cidade da Praia( 2011) Vieira, EmanuelEste estudo propõe uma discussão sobre aptidão locacional para habitação de interesse social, considerando factores socioeconómicos e ambientais. Seu objectivo principal é identificar e avaliar o potencial das áreas de aptidão prioritárias para habitação de interesse social. Não obstante a expansão da cidade, particularmente o crescimento de bairros clandestinos ocupar áreas novas e sobretudo áreas de restrições ambientais e legais, a hipótese de pesquisa admite que existe, na cidade de Praia, um potencial urbano instalado, que pode ser potenciado em favor da população de baixa renda, dando vazão à demanda por localização de Habitação de Interesse Social, minimizando a expansão da cidade e os custos económicos, sociais e ambientais inerentes. A pesquisa conforma-se pelos princípios do método de análise espacial (MC HARG, 1969), subsidiados por sistemas de apoio à decisão (SAATY, 1977) e a teoria da sintaxe espacial (HILLIER & HANSON, 1984), desenvolvendo-se em ambiente SIG, com suporte do aplicativo ArcGis. Desenvolve um modelo teórico baseado em restrições legais - ambientais e factores potenciadores da actividade habitacional de interesse social, calibrado pelo custo do solo, e consubstanciado num mapa descritor das áreas mais adequadas para a localização de habitação social. A principal conclusão confirma a hipótese de existirem, na cidade da Praia, áreas com aptidão habitacional segundo critérios sócias, económicos e ambientais que podem ser potenciados para localizar habitação de interesse social.
-
ItemBacia da trindade: análise dos riscos hidrológicos para a cidade da praia( 2013-07) Borges, MoisésA inundação urbana é um evento tão antigo quanto as cidades ou aglomerações urbanas. Este evento pode ocorrer devido ao comportamento natural dos cursos de água, quando o excesso do volume da chuva que não consegue ser drenado ocupa a várzea e inunda, em função da topografia, as áreas próximas aos cursos de água (inundações ribeirinhas), ou pode ocorrer pelo efeito da alteração produzida pelo homem através da urbanização devido à impermeabilização das superfícies e canalização dos rios. Um conjunto de factores pode ser relacionado quanto à ocorrência das inundações. Certamente, um dos mais preocupantes é a falta de planeamento para ocupação de bacias hidrográficas, resultando a ocupação de áreas consideradas de risco de inundação. A população de maior poder aquisitivo tende a habitar os locais seguros ao contrário da população carente que ocupa as áreas de alto índice de inundação, provocando problemas sociais que se repetem por ocasião de cada cheia na região. A cidade da Praia, enquanto cidade ribeirinha, está sujeita a riscos de inundações de certas áreas que hoje estão ocupadas. Esta tese é reforçada pelo facto de Cabo Verde se situar numa zona de influência de um clima muito instável, podendo em curtos períodos de tempo produzir precipitações de tal forma intensas com consequências imprevistas. Neste trabalho fez-se uma análise da problemática de inundações em áreas ribeirinhas a jusante da bacia hidrográfica da Trindade, onde está localizada a cidade da Praia, a capital administrativa de Cabo Verde, cuja população sofre ocasionalmente com a força dos cursos de água que desaguam no Oceano Atlântico, à luz de uma proposta de construção de uma barragem de retenção de águas superficiais desenvolvida em 1992. Buscou-se, portanto, soluções práticas e eficientes para o melhor aproveitamento das áreas a fim de evitar transtornos, possibilitando melhor qualidade de vida para o meio urbano da capital do país, para além de se ter apresentado propostas de aproveitamento dos recursos hídricos da bacia da Trindade para utilização diversa. Conclui-se com a realização deste trabalho que os riscos hidrológicos associados à bacia da Trindade são neste momento bastante consideráveis quando se consideram os dados dos cálculos hidrológicos para períodos de retorno acima de 50 anos pois, os níveis de inundações seriam tais que punham em risco habitações e infra-estruturas na cidade da Praia localizadas na zona jusante da bacia. A falta de planeamento e a ausência de uma gestão integrada dos recursos hídricos na bacia hidrográfica da Trindade são factores que contribuem potencialmente para um aumento nos prejuízos associados a evento chuvoso. É importante ressaltar que, as soluções para a protecção e o controlo das inundações devem ser incorporadas nos Planos Directores Municipais através de Planos Directores de Drenagem. A bacia da Trindade, pela sua dimensão e contributo para fenómenos de enchentes, deveria ser alvo de uma abordagem integrada e sistémica de modo a perceber melhor o comportamento hidráulico no seu interior e, delinear um plano de intervenção que permita minimizar os impactos negativos desse tipo de fenómenos sobre as populações com base em estudos aprofundados que permitam o dimensionamento do conjunto das infra-estruturas a serem construídas.
-
ItemCaracterísticas sociodemográficas, clínicas, padrão de uso de substâncias psicoactivas: resposta ao programa de tratamento dos residentes da comunidade terapêutica granja de são filipe( 2014) Barros, MárioO consumo de substâncias psicoactiva é um problema devastadora com enorme impacto para saúde pública tanto em Cabo Verde como no resto do globo. Diversas organizações baseadas em programas terapêuticos têm trabalhado com intuito de combater este flagelo que vem, afectando números consideráveis de indivíduos em todo mundo. A Comunidade Terapêutica Granja de São Filipe é uma das instituições que com o uso do seu programa terapêutico tem lutado para que os seus utentes sejam libertados das dependências de substâncias psicoactivas e, nem sempre, os residentes têm correspondido adequadamente ao programa de tratamento. Este estudo tem como objectivo identificar, descrever e analisar características sociodemográficas, clinicas e padrão de uso de substâncias psicoactivas de residentes, numa Comunidade Terapêutica, e sua relação com a resposta ao programa de tratamento. O presente estudo é caracterizado por uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O universo foi composto por 215 indivíduos que passaram pela CTGSF. Por meio de aplicação de formulário fez-se um levantamento dos processos dos ex-residentes da Comunidade Terapêutica Granja de São Filipe, foram identificados as respostas ao programa de tratamento. Desses prontuários, foram colhidas as informações a respeito das características sociodemográficas, das características clínicas (comorbidades) e do padrão de uso de substâncias psicoactivas. Os resultados indicam que 46,5% responderam com conclusão do programa, 27% com abandono, 22,8% com expulsão, 3,3% com fuga e 0,5% com óbito. O género e o número de comorbidades associaram significativamente a não conclusão do programa de tratamento. Os achados deste estudo são de importância para detectar na admissão os pacientes portadores de factores associados à não conclusão do programa de tratamento proposto na Comunidade Terapêutica granja de São Filipe, no sentido de poder contribuir para melhorar a resposta ao programa de tratamento dos residentes bem como seu prognóstico.
-
ItemConhecimento de estudantes Universitários sobre a transmissão das IST/VIH-SIDA e o uso do preservativo( 2014) Silva, ValentinaIntrodução: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana é um flagelo das sociedades modernas, que acarreta enormes custos sociais, económicos e pessoais. Têm sido utilizados fundos públicos e comunitários em acções de prevenção e educação populacional. Objectivos: proceder a uma descrição do conhecimento e comportamento sexual dos universitários e a frequência do uso do preservativo Método: Estudo transversal com uso de questionário estruturado autoaplicavél, onde participaram 893 estudantes universitários provenientes da Universidade privada Jean Piaget da Ilha de Santiago, Cabo Verde. Resultados: O perfil predominante dos adolescentes investigados foi ser do sexo feminino, solteiro, católico maioritariamente sem renda individual mensal, e coabitando com os familiares. Quanto aos comportamentos sexuais, verificou-se que a idade média da primeira relação foi de 16,5 anos e destes mais de 50% dos universitários referiram não ter usado preservativo na sua primeira relação. Dos sexualmente activos, mais de metade 56,3% não usou preservativo no seu último contacto sexual. Apenas 4,6% afirmam já ter tido alguma IST, apesar da elevada frequência de múltiplos parceiros (41,4% referem 3 ou mais parceiros na vida e 67,1%, 1 a 2 no último ano). No que concerne ao nível de conhecimento verificouse que os sujeitos da pesquisa apresentaram um grau de conhecimento sobre IST/VIH/SIDA, inferior ao que se esperaria do seu grau de escolaridade pois a média de acerto foi de 64% e mediana de 61,9%. Assim, percebe-se que a implementação da saúde sexual e reprodutiva na adolescência e nas universidades deve ser considerada uma acção prioritária para eliminar os riscos a que os jovens estão propensos.
-
ItemDiagnóstico de Acessibilidade da UNICV em Relação aos Estudantes de Santiago( 2011) Furtado, JoaquimO Estudo sobre o tema diagnóstico de acessibilidade geográfica da Universidade pública de Cabo Verde em relação aos estudantes da ilha de Santiago foi movido com intuito de propiciar uma contribuição relevante, no sentido de subsidiar as políticas públicas e privadas, bem como os usuários, na organização e melhor uso do espaço, do sistema de transporte e melhoria do sistema viário, assim como incentivar a discussão teórica nesta matéria. Assim, com o presente estudo pretende-se saber se UNCV está geograficamente acessível aos estudantes da ilha de Santiago. O objectivo deste trabalho foi fazer um diagnóstico analítico de Acessibilidade geográfica da Universidade de Cabo Verde em relação aos estudantes da ilha de Santiago, analisando suas opiniões sobre a distância que percorrem da residência à universidade, o tempo e o custo gastos na trajectória diária e comparar com a acessibilidade de dados reais. Utilizou-se as seguintes metodologias: aplicação de questionário aos estudante e tratamento estatístico dos dados com uso do SPSS 17.0, produção de mapas síntese de acessibilidade através de álgebra de mapas e método de combinação linear ponderada dos atributos e mapas de acessibilidade de integração das vias, usando o método sintaxe espacial, em ambos os casos recorreu-se ao uso dos softwares SIG. Da análise dos três tipos de acessibilidades, acessibilidade de dados de opinião, acessibilidade de dados reais (custo real e tempo médio gasto nas deslocações) e acessibilidade da integração das vias, surgiram três resultados diferentes. No primeiro caso, o concelho mais acessível foi o da Ribeira Grande, no segundo o da Praia e o terceiro o de S. Domingos, sendo o concelho do Tarrafal surge como o menos acessível em todas as situações analisadas, ficando os demais concelhos na situação intermédia de acessibilidade.
-
ItemDiagnóstico socioambiental das comunidades dos pescadores artesanais do conselho de Santa( 2017-09) da Veiga, FranciscoEm Cabo Verde as comunidades piscatórias são consideradas como um dos grupos sociais onde predomina uma situação de pobreza, associados a condições habitacionais, de saneamento, nível de escolaridade e de saúde. Tendo em conta estes problemas enfrentados pelas comunidades piscatórias, esta pesquisa debruçou-se numa análise socioeconómica da atividade da pesca artesanal no Concelho de Santa Cruz e seus impactos ambientais no ecossistema marinho. Os aspetos sociais, o cálculo de produção, esforço e renda foram determinados a partir da aplicação de questionários junto aos pescadores decorrido num período de três meses. A faina pesqueira é realizada por homens jovens (entre 21 e 79 anos de idade) que possuem baixo nível de escolaridade. Durante a faina pesqueira a principal arte de pesca utilizada é a linha de mão com enfoque na captura dos demersais e os grandes pelágicos, de entre as quais os mais capturados foi o atum (Thunnus albacares), espécie que possibilitou o maior retorno económico seguido de Goraz (Lutjanus fulgens). Entretanto, pescadores indicaram o declínio nos stocks pesqueiros de pequenos pelágicos como a cavala preta (Decapterus macarellus) e o chicharro (Selar crumenophthalmus) e acreditam que, se houvesse fiscalização eficiente, as pescarias predatórias poderiam ser proibidas. Contudo os bancos pesqueiros limitados a 5 milhas náuticos, possuem stocks de peixe insuficientes e não permitem aos pescadores terem um rendimento económico satisfatório. O rendimento económico obtido pelos pescadores artesanais depende não só das espécies capturadas, mas também do esforço feito pelos pescadores e do estado dos recursos naturais.
-
ItemDinâmica da população e seus Impactos em áreas urbanas: O caso do município de Tarrafal de Santiago( 2011) Rodrigues, RicardoRODRIGUES, Ricardo Mendes. Dinâmica da População e Seus Impactos em Áreas Urbanas: O Caso de Município de Tarrafal de Santiago. 2011. 91f Dissertação (Mestrado em Ordenamento e Desenho do Território) – Programa de Pós-Graduação em Ordenamento e Desenho do Território, UniCV, Praia. O tecido urbano do Município de Tarrafal de Santiago, ao longo da sua história, cresceu desprovido de instrumentos urbanísticos adequados de disciplina do solo, sendo o mais importante, operante, o plano de loteamento de abrangência territorial diminuta. Nos últimos 20 anos verificou-se um fenómeno de urbanização a um ritmo, relativamente elevado, contrastando com o despovoamento rural. Neste contexto, esta pesquisa analisa o processo de urbanização do Município, designadamente, a expansão da mancha urbana; a oferta dos equipamentos colectivos; sistema viário qualificado e a acessibilidade topológica das áreas de expansão (1970/09) aos equipamentos colectivos, baseado no método de Sintaxe Espacial, à luz da ferramenta Sistema de Informação Geográfica. Os resultados evidenciam dois modelos diferentes da expansão da mancha urbana e um ciclo de atraso considerável na qualificação do sistema viário das áreas de expansão, determinando um quadro escasso de provimento de equipamentos públicos. Contrariamente, a área melhor dotada de sistema viário, o bairro de Vila Centro, localizado na Cidade do Tarrafal, centro do tecido urbano, alberga a maior concentração de equipamentos, não obstante, uma nítida tendência de perda da centralidade, em favor de bairros emergentes. Paradoxalmente, no conjunto urbano, a Cidade do Tarrafal ostenta a melhor acessibilidade topológica das áreas de expansão, concretamente, de 1990/00 e 2000/09, a Sul e Sudeste, enquadrando nos níveis zero (0) e um (1), mas também alberga a área de expansão mais segregada, localizada a Leste, correspondendo ao período 2000/09, atingindo, sensivelmente nível mediana, na escala de zero (0) a nove (9), de maior para menor acessibilidade. A área de expansão de 1990/09 a Sul e Sudeste do Aglomerado de Chão Bom, a mais afastada, em distância métrica do centro do tecido urbano, figura no segundo posto no ranking das áreas mais segregadas topologicamente.
-
ItemDivida publica: Uma abordagem teórica e o caso de Cabo Verde( 2010) Monteiro, FilomenaCabo Verde no seu processo de desenvolvimento desde a independência até os dias de hoje, tem sido financiado com recursos de terceiros, num processo de endividamento crescente. Torna-se, pois, necessária uma contextualização histórica da questão da dívida pública Cabo-verdiana, onde se busca demonstrar tanto o seu surgimento e evolução, de 1975 a presente data, assim como as reformas legislativas que tiveram lugar nesse quadro. A gestão da dívida pública, por ter implicações não só na actualidade, mas também nas gerações futuras, carece de um mecanismo / instrumento de transparência. A previsibilidade e transparência na gestão da dívida pública, hoje muito falada, tem suscitado controvérsias no seio da sociedade, mostrando assim a necessidade de instrumentos próprios para a sua efectivação, e é nesse sentido que o presente trabalho aborda e propõe a introdução de um novo instrumento - plano anual de financiamento - na gestão da dívida pública cabo-verdiana
-
ItemEstimação da média com observações em falta( 2010) Silva, AdilsonNeste trabalho abordamos o problema da estimação da média de uma variável aleatória que depende de outra (ou outras) através de um modelo de regressão. O conhecimento completo da amostra permite o tratamento deste problema utilizando os métodos clássicos para a estimação da regressão. Aqui iremos estudar uma solução para o problema quando parte da informação que compõe a amostra se perde, nomeadamente, quando, na amostra que permite o tratamento do problema de regressão, algumas das ordenadas não são conhecidas, mas sim apenas o valor para variável explicativa. A solução mais simples neste caso consistiria em ignorar os pontos correspondentes da amostra. Contudo, aqui, pretende-se estudar um método que tenta tirar partido do conhecimento de que houve uma observação e que o valor desta está relacionado com a abcissa disponível através de um modelo de regressão que será aproximado à custa dos pontos da amostra conhecidos na totalidade. Numa primeira instância introduzimos os métodos não paramétricos de aproximação da regressão, a explorar, regressograma e Nadaraya- Watson. Em capítulos posteriores, descrevemos a adaptação do estimador Nadaraya-Watson ao problema das amostras incompletas. Discutemse ainda adaptações que tentam minimizar as dificuldades deste estimador quando o espaço das abcissas é de dimensão grande, assumindo que parte da função de regressão tem um comportamento linear, portanto paramétrico. Neste trabalho apresentamos resultados que asseguram a normalidade assimptótica dos estimadores definidos.
-
ItemEstimação da probabilidade de incumprimento de uma carteira de crédito ao consumo( 2019-04) Varela, Nasolino FernandesA análise de risco de crédito nas instituicões bancárias é de extrema importância para as instituições, uma vez que o crédito é a sua principal atividade. A capacidade de distinguir clientes cumpridores e incumpridores é um processo decisivo na constituição do crédito, pelo que são aplicados modelos quantitativos que auxiliam os gestores na tomada de decisão. O principal objetivo desta dissertação é estimar a probabilidade de incumprimento de cada cliente no momento da concessão do crédito e de uma carteira de crédito ao consumo ao longo de um determinado periodo temporal. Utilizando o Modelo de Regressão Logística, e recorrendo a variáveis sociodemográficas e financeiras de cada cliente, estimamos a probabilidade de incumprimento para cada cliente. O Modelo de Regressão Probit foi utilizado neste estudo como forma de efetuar a comparação com o Modelo de Regressão Logística, dado que estes são bem comparáveis. A probabilidade de incumprimento não é constante ao longo do tempo, sendo assim, analisamos o incumprimento de uma carteira utilizando o Modelo Vórtices Estocásticos. Relativamente ao Modelo Vórtices Estocásticos as populações são sujeitos a entradas e saídas de elementos, consideramos que o fluxo de entrada é modelada através da forma funcional sigmoidal λ_i= 〖(a+b.e^(-θi))〗^(-1), estudada e aplicada nos estudos de Fernandes [12]. Com o Modelo de Regressão Logística obtemos resultados relativos a probabilidade de incumprimento de cada cliente no momento da concessão de crédito. E verificamos que o modelo obtido está a classficar corretamente cerca de 99.3% dos clientes cumpridores e 4.1% dos clientes incumpridores, se se tiver em conta que apenas se consideram clientes incumpridores os clientes com probabilidade de incumprimento estimada superior a 40%. Donde, em média, o modelo classifica corretamente 51.7% dos clientes da amostra de teste. Os resultados obtidos através do Modelo Vórtices Estocásticos permitem-nos estimar o número e a proporção de clientes nas várias classes de risco, através de estimativas pontuais e intervalos de confiança. Verificou-se por exemplo que no mês 20 cerca de 93% de clientes estão em cumprimento, enquanto que 0.48% estão em incumprimento. Através desses resultados se pode classicar cada cliente como bom ou mau pagador, dependendo da política da instituição, do ponto corte e da classe de risco que se encontra.
-
ItemEstimação dos componentes da variância em modelos lineares mistos - O Método Sub-D( 2021-02) Monteiro, AntónioRecentemente foi introduzido um novo método de estimção dos componentes da variância em modelos mistos lineares(MLM), denominado Sub-D. Simulações numéricas levados a cabo em MLM com dois e MLM com três componentes da variância sugerem que Sub-D tem um desempenho similar ao estimador REML e melhor que o estimador ANOVA. Nesse sentido, e uma vez que Sub-D foi introduzido na sua forma generalizada, isto é, para um número arbitrário de componentes da variância, e o seu desempenho testado somente em modelos com dois e modelos com três componentes da variância, este trabalho tem por objeto deduzir a sua estrutura para modelos com quatro componentes da variância, bem como simular o seu desempenho nesses modelos.
-
ItemEstratégias dinâmicas de aprendizagem em matemática no domínio da trigonometria( 2021-12) Moreira , JoséEste trabalho apresenta uma proposta de implementação de estratégias dinâmicas de aprendizagem envolvendo metodologias ativas no tópico Trigonometria no Ensino Secundário, com suporte do software GeoGebra. A pesquisa envolve duas turmas do 11º Ano de Escolaridade do Ensino Secundário da área ciências e tecnologias, abordando trigonometria num processo de ensino e aprendizagem signi cativa, participativo, construtivo e interativo, incentivando o envolvimento dos alunos com uma atividade concreta, contextualizada e com o auxílio do programa computacional GeoGebra. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de se trabalhar com o conteúdo de trigonometria de forma mais contextualizada de modo que possa atribuir mais signi cado ao seu estudo. Aplicaram-se atividades a grupos de três elementos para duas turmas do 11º Ano de Escolaridade. A escolha destas atividades foi baseada na importância do ensino da trigonometria para o Ensino Secundário, de modo a facilitar a compreensão do conteudo.
-
ItemEstudo do impacto da ocorrência de aves no aeroporto internacional da praia-Nélson Mandela( 2016-12) Semedo, GilsonO trabalho apresenta dados sobre o estudo realizado no Aeroporto Internacional da Praia - Nelson Mandela, entre 2015 e 2016 sobre o tema Perigo Aviário. O tema que é definido como probabilidade de colisão ou ingestão de aves pelo motor das aeronaves durante qualquer período de voo. O estudo foi realizado segundo cinco abordagens metodológicas,1 que possibilitou determinar as espécies de risco e focos de atração relevante no Concelho da Praia e traçar estratégias para mitiga-los. No trabalho ainda foi elaborada uma matriz de risco para classificar focos de atração de aves na Área de Segurança Aeroportuária. Os resultados alcançados apontam para presença de 15 aves no Perímetro de Segurança Aeroportuária, representando 71% das espécies visualizadas no Concelho da Praia. Confirmou-se que os ruminantes têm grande efeito na atração de Bubulcus ibis, sendo a categoria das vacas a maior responsável. As espécies de maior risco no sítio aeroportuário são Bubulcus ibis, Cotunix coturnix, Numida meleagris, Cursorius cursor, Passer iagoensis, Falco tinnunculus alexandri e Eromoterix nigriceps. Todos os focos de atração de aves identificadas na ASA apresentam alto grau de risco para o sítio aeroportuário, sobretudo devido as dinâmicas das aves, a distância dos focos em relação ao aeroporto e a semelhança entre as espécies de aves que ocorrem no aeroporto e nos focos.
-
ItemEstudo epidemiologico do peso ao nascer a partir da declaracao de nascidos vivos( 2011) Monteiro, IrisHá evidências de forte associação entre o baixo peso ao nascer e a morbimortalidade neonatal e infantil. A Organização Mundial da Saúde identifica-o como o mais relevante factor isolado na sobrevivência infantil. Assim, com o propósito de estimular o uso de dados de nascimentos vivos, rotineiramente gerados, em território nacional, foi realizado um estudo para identificar os factores associados ao baixo peso ao nascer por meio de variáveis epidemiológicas e demográficas presentes nos boletins de Nascidos Vivos. Foram analisados 19.554 nascimentos vivos ocorridos durante os anos de 2010 e 2011, em Cabo Verde. Os dados foram obtidos dos boletins de Nascidos Vivos, instrumento Subsistema de Informações de Nascidos Vivos do Sistema Nacional de Informação Sanitária do Ministério da Saúde. Foram efectuados os testes qui-quadrado, Fisher e Wald. Para controlar o efeito de variáveis confundidoras realizou-se uma regressão logística multivariada, utilizando-se sempre um nível de significância de 5%. A proporção de baixo peso nos recém-nascidos foi de 8,5% em 2010 e 8% em 2011. Foi detectada uma associação estatisticamente significante entre baixo peso ao nascer: sexo, vigilância pré-natal, duração da gravidez e o tipo de parto, em 2010 e 2011, sendo que a idade materna só foi significativa para as crianças de baixo peso para o ano de 2011. Recomenda-se o uso e aperfeiçoamento da guia de Nascidos Vivos do Ministério da Saúde de estudos epidemiológicos e operacionais de saúde maternoinfantil, face à sua relevância, e possibilidade de fornecer informação de qualidade além da facilidade da disponibilidade dos dados.