Artigos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Percorrer Artigos por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemNew data on the distribution and conservation status of some angiosperms of the Cape Verde islands, W Africa( 1990) Gomes, Isildo. Leyens, T. Da Luz, B. Costa, J. Gonçalves, F.
-
ItemSubsídio para a monitorização da flora autóctone da Ilha de S. Vicente( 1997) Cruz, Odair & Gomes, Isildo
-
ItemNew data on the distribution and conservation status of some angiosperms of the Cape Verde Islands, W Africa( 1999) Gomes, Isildo et al.Based on recent field work, data on the distribution and conservations status of 13 taxa of flowering plants of the Cape Verde Islands are provided. New records for single islands are Periploca laevigata subsp. chevalieri for Sta. Lucia, Paronychia illecebroides for the Ilhéus Rombo, Asparagus squarrosus and Erodium malacoides for Fogo, and Cocculus pendulus for Sal. New records noteworthy with respect to species ecology, reconstruction of the potential natural vegetation or conservation status are presented for nine endemic taxa, viz. Periploca laevigata subsp. chevalieri, Sonchus daltonii, Tolpis farinulosa, Echium hypertropicum, E. vulcanorum, Lobularia canariensis subsp. fruticosa, Polycarpaea gayi, Euphorbia tuckeyana and Globularia amygdalifolia.
-
ItemTornabenea ribeirensis (Apiaceaeb a new species from São Nicolau, Cape Verde Islands (West Africa)( 1999) Schmidt, K.H. & Lobin, W.
-
ItemCaracterização biofísica da Ilha de Santo Antão em Cabo Verde através de sistemas de informação geográfica e detecção remota( 2005) Rocha,Rosa & Aranha,JoséA caracterização biofísica dum território é extremamente complexa, devido ao elevado número de variáveis a integrar. Esta complexidade aumenta, quando o território em causa é uma ilha sob influência de ventos oceânicos (Atlântico) e de ventos continentais com origem num deserto (Saara). Face à multiplicidade de variáveis espaciais em estudo,passíveis de influenciar as características biofísicas na ilha de Santo Antão e com base em resultados anteriores que mostraram efeitos mútuos antagónicos ou sinergéticos entre variáveis, recorreu-se à utilização conjunta de tecnologias de: Sistemas de Informação Geográfica, Detecção Remota, e Análise Estatística Multivariada, como forma de modelar e de interpretar as diferentes zonas biofísicas da ilha de Santo Antão. As 29 variáveis em uso foram normalizadas e submetidas a um processo de Análise em Componentes Principais (ACP). Concluiu-se que, as 4 primeiras Componentes Principais (CP) resultantes explicavam 84 % da variância original, com especial relevância da variáveis: índice de vegetação, precipitação, altitude, temperatura, densidade hidrográfica, recursos hídricos, distância à rede hidrográfica e declives. Numa segunda fase, através de processos de Geoestatística, recorreu-se ao método de CoKriging para fazer a interpolação espacial, das variáveis seleccionadas através da ACP. O mapa resultante foi, posteriormente, submetido a uma Análise em Clusters, validada pelo teste “t de student”, com o objectivo de produzir um mapa de caracterização biofísica da ilha, baseado num modelo reprodutível.
-
ItemSusceptibilidade à erosão hídrica na bacia da Ribeira Seca (Santiago, Cabo Verde)(Dep. C. Naturais, Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), 2007) Costa, Fernando & Nunes, CarmoNa Ilha de Santiago, em Cabo Verde, a erosão hídrica é o processo que afecta áreas mais extensas. A ocorrência de aguaceiros intensos e concentrados no tempo e no espaço promovem uma marcada erosividade das precipitações, com forte irregularidade regional. A grande variabilidade dos declives e das formas das vertentes, associadas à diversidade litológica, bem como à multiplicidade de ocupação do solo, permitem condições de erodibilidade muito contrastadas no espaço. O objectivo deste trabalho é obter um mapa de susceptibilidade à erosão hídrica para a bacia da Ribeira Seca (Santiago oriental) com base no modelo digital do terreno (MDT), nos mapas geológico e de ocupação do solo e na distribuição da erosividade das precipitações. Verifica-se que o sector sudeste da bacia é o mais susceptível à erosão hídrica, pois nele ocorrem a maior concentração diária das precipitações e as condições geomorfológicas e de coberto do solo de mais elevada erodibilidade.
-
ItemOs travertinos de cascata do vale da Ribeira de Sta. Helena (Santiago, Cabo Verde)( 2007) Costa, Fernando L.Dão-se a conhecer as condições de génese de travertinos da Ribeira de Sta. Helena cuja bacia se desenvolveu em rochas basálticas. Relacionam-se com uma rotura de declive estrutural do perfil longitudinal do vale, desenvolvida numa fase anterior de encaixe. Trata-se de informações de cascata referenciadas pela primeira vez em Cabo verde, naquela tributária da margem direita da Ribeira Seca (Costa,2002), no sector oriental e mais pluvioso de Santiago. Anteriormente tinham sido assinaladas umas formações semelhantes em nascente, designadas por tufos secos. Encontram-se, mais frequentemente, em regiões calcárias, mas também em áreas de rochas magmáticas, em particular vulcânicas básicas, sob condições mais húmidas com um período seco bem marcado. Admite-se a idade holocénica para os travertinos de Sta. Helena, período de maior humidade e de colmatação dos vales, anteriormente delineados no máximo de entalhe quaternário.
-
ItemA vegetação das ilhas de Cabo Verde( 2007-04-21) Duarte, Maria Cristina. Romeiras, Maria Manuel. Lousã, Mário. Costa, José Carlos. Salvador, Rivas-Martínez. Gomes, Isildo. Gomes, Samuel.
-
ItemTeline stenopetala (webb & berthel.) subsp. Santoantaoi. Nov., para Santo Antão, Islas de Cabo Verde.( 2007-10) Rodríguez, ÁguedoSe describe una nueva subespecie de Teline stenopetala (Webb & Berthel.) Webb & Berthel.: T. stenopetala subsp. santoantaoi Marrero-Rodr. subsp. nov., para la isla de Santo Antão, Islas de Cabo Verde. Se comenta las relaciones taxonómicas con las otras subespecies descritas. Igualmente se hace un breve comentario sobre su hábitat, ecología y estado de conservación de sus poblaciones.
-
ItemAssociativismo e desenvolvimento local em Cabo Verde - notas sobre alguns percursos de revitalização rural( 2007-11) De Pina, Rita MariaEste documento faz a análise do associativismo em Cabo Verde nos territórios rurais da ilha de Santiago. Apresenta o estudo de caso de três associações comunitárias da ilha, focaliza os principais parceiros, as actividades desenvolvidas, o seu funcionamento e o contributo dos mesmos no desenvolvimento local/comunitário. A Analise comparativa demonstra uma proximidade dessas associações quanto a origem, (impulso da ajuda externa), objectivos e as acções desenvolvidas apesar de localizarem em áreas geográficas distintas. As acções desenvolvidas variam de acordo com a necessidade de cada comunidade e são desenvolvidas com base nos contratosprograma. A participação defendida como o ideal para a implementação dos projectos e o funcionamento da organização ficou explícita no trabalho de campo, que na realidade muitos dos membros não o exercem. Espera-se que este documento venha a contribuir para o conhecimento da actividade associativa em Cabo Verde em geral e na ilha de Santiago em particular
-
ItemPrograma de ação nacional de adaptação ás mudanças climáticas( 2007-12) Ministério do Ambiente e AgriculturaCabo Verde ratificou a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (CQNUMC) a 29 de Março de 1995, e ela entrou em vigor a 22 de Junho do mesmo ano. Na condição de Parte Contratante da Convenção, Cabo Verde assumiu nesta data o compromisso de formular uma Comunicação Nacional à Conferência das Partes (CdP). Em 2000, apresentou a sua Primeira Comunicação Nacional (PCN) bem como a sua Estratégia Nacional e Plano de Acção sobre Mudanças Climáticas. Para a elaboração desses instrumentos, teve-se em conta os diversos estudos efectuados pelos diferentes sectores respeitantes a inventários dos Gases com Efeitos de Estufa (GEE), análise de vulnerabilidade, adaptação e mitigação. Em 5 de Dezembro de 2005 ratificou o Protocolo de Kyoto. Em 2005, o Governo de Cabo Verde recebeu através do PNUD/FEM um financiamento para formulação do seu Programa de Acção Nacional de Adaptação (NAPA) em matéria das Mudanças Climáticas com vista a identificar as opções de adaptação prioritárias segundo as necessidades e preocupações urgentes e imediatas das populações mais vulneráveis face aos efeitos nefastos da variabilidade e mudanças climáticas. Durante o processo de elaboração do NAPA foram realizados estudos, ateliers e encontros com os diferentes parceiros para que em conjunto se analisasse as condições de adaptabilidade sectoriais de acordo com as estratégias de intervenção numa perspectiva de desenvolvimento durável e de luta contra a pobreza em Cabo Verde. As análises realizadas no quadro dos estudos sobre os efeitos adversos actuais e pontuais das Mudanças Climáticas em Cabo Verde apontaram a variabilidade e a aleatoriedade pluviométrica como uma das características mais marcantes das condições climáticas do país que de forma transversal comporta impactos em todos os sectores de desenvolvimento sócio-económico. A má distribuição, espácio-temporal, das chuvas associadas às frequentes ocorrências da bruma seca e aos condicionalismos naturais e ambientais pouco favoráveis requerem acções de intervenção “suaves” com base em medidas de adaptações prioritárias visando mitigar os impactos directos dos fenómenos biofísicos.
-
ItemPlantas na medicina tradicional de Cabo Verde( 2008-10-08) Gomes, Alda Roque. Vasconcelos, Teresa. De Almeida, HelenaNeste trabalho apresenta-se o resultado de uma pesquisa pormenorizada sobre as plantas medicinais e aromáticas que se desenvolvem no arquipélago de Cabo Verde, apoiada na bibliografia actualmente disponível sobre o assunto. Indicam-se as famílias, nomes científicos e vernáculos, e distribuição no arquipélago, bem como os respectivos princípios activos, propriedades terapêuticas e as partes das plantas utilizadas na medicina popular tradicional. Foram identificados 157 táxones, pertencentes a 68 famílias, com interesse medicinal e aromático conhecido. Estas plantas são maioritariamente alóctones, introduzidas, subespontâneas, naturalizadas ou cultivadas. Cabo Verde, devido a diversos condicionalismos, nomeadamente, situação geográfica, humidade e altitude das diferentes ilhas, é rico em espécies endémicas com interesse medicinal mas cujas potencialidades são ainda pouco conhecidas. Neste estudo foram localizados 27 táxones com interesse medicinal, distribuídos por 21 famílias. Conclui-se que é necessário proceder a mais estudos sobre os endemismos, de forma a melhor avaliar o seu potencial interesse como plantas medicinais e aromáticas. No âmbito da medicina tradicional, urge realizar os seguintes estudos: (1) etnobotânicos; (2) composição química dos vários órgãos das plantas referidas com interesse, sobretudo, para combater as patologias para as quais ainda não foi encontrada resolução satisfatória; (3) distribuição geográfica e habitat precisos das plantas; (4) avaliação e experimentação do seu possível cultivo, de forma a evitar a extinção ou erosão genética motivada pela sua colheita excessiva; (5) propriedades terapêuticas; (6) toxicológicos, a fim de se conhecer os doseamentos eficientes e seguros e as respectivas contra-indicações.
-
ItemMetodologia para o estudo de fármacos vegetais( 2008-10-31) Teixeira, Generosa. Martins, Eurico S. & Nóbrega, FilomenaO mecanismo de actuação, a toxicidade e os efeitos clínicos permanecem desconhecidos para a maioria dos fármacos vegetais, assentando o seu uso no conhecimento tradicional. É porém frequente encontrar plantas tóxicas que, quando ingeridas inapropriadamente e sem acompanhamento técnico, podem ser letais. A identificação micromorfológica é útil na inventariação da diversidade e no reconhecimento de caracteres diferenciadores de fármacos vegetais. O recurso a metodologias no âmbito da biologia molecular é uma mais-valia em relação ao complexo,moroso e dispendioso estudo fitoquímico. Usando quantidades de material muito pequenas, elas constituem também um avanço na certificação da qualidade, segurança e reprodutibilidade da composição de fármacos. Como exemplo da sua aplicação, apresentamos um estudo realizado com plantas endémicas de Cabo Verde,usadas na medicina tradicional, Tornabenea insularis e T. annua. Estas espécies apresentam problemas taxonómicos, o que também levanta questões na sua correcta utilização. Através da combinação dos microcaracteres foliares e dos frutos bem como da extracção de DNA e amplificação por PCR da região ITS e do gene 26S rDNA, os nossos resultados não permitem a separação dos dois taxa, não confirmando assim a actual classificação.
-
ItemCharacterization of clays used for medicinal purposes in the archipelago of Cape verde( 2009-06) Gomes, C. S. F. , Hernandez, R. , Sequeira, M. C. , Silva, J. B. P.Amostras de duas argilas comercializadas para fins medicinais (alívio de afecções do foro gastrointestinal, tratamento de abcessos, furúnculos e feridas, assim como para afecções da pele e aplicações cosméticas), e vendidas numa loja de produtos naturais no mercado público da cidade da Praia (capital do arquipélago de Cabo Verde) foram submetidas a vários estudos de carácter experimental: análise granulométrica, análise mineralógica, análise química, capacidade de troca catiónica e catiões de troca, e ainda plasticidade, tendo em vista encontrar justificação científica para o seu uso empírico nas aplicações referidas. Uma argila, em termos de minerais argilosos, é composta por ilite dioctaédrica, enquanto que outra argila é composta, em termos de minerais argilosos, por esmectite dioctaédrica, ilite dioctaédrica e caulinite. Estes e os outros dados analíticos abonam a favor das capacidades curativas das argilas estudadas. As argilas estudadas revelam características semelhantes às de outras argilas naturais reconhecidas como possuindo propriedades curativas de certas afecções e que são tradicionalmente usadas para desintoxicação interna (particularmente no sistema gastrointestinal), para o tratamento de feridas externas e de diversos tipos de afecções da pele.
-
ItemConservation of oceanic island floras: present and future global challenges( 2010) Juli Caujape-Castells, Alan Tye, b , Daniel J. Crawford, Arnoldo Santos-Guerra, Ann Sakai, Katy Beaver, Wolfram Lobin, F.B. Vincent Florens, Monica Moura, Roberto Jardim, Isildo Gomes, Christoph Kueffer.Current threats to the planet’s biodiversity are unprecedented, and they particularly imperil insular floras. In this investigation, we use the threat factors identified by the Millennium Ecosystem Assessment as the main drivers of biodiversity loss on islands to define and rank 13 current, continuing threats to the plant diversity of nine focal archipelagos where volcanic origin (or in the Seychelles a prolonged isolation after a continental origin) has produced a high degree of endemicity and fragility in the face of habitat alteration. We also conduct a global endangerment assessment based on the numbers of insular endemic plants in the endangered (EN) and critically endangered (CR) IUCN categories for 53 island groups with an estimated 9951 endemic plant species, providing a representative sample of the world’s insular systems and their floristic richness. Our analyses indicate that isolation does not significantly influence endangerment, but plant endemics from very small islands are more often critically endangered. We estimate that between 3500 and 6800 of the estimated 70,000 insular endemic plant species worldwide might be highly threatened (CR+EN) and between ca. 2000 and 2800 of them in critical danger of extinction (CR). Based on these analyses, and on a worldwide literature review of the biological threat factors considered, we identify challenging questions for conservation research, asking (i) what are the most urgent priorities for the conservation of insular species and floras, and (ii) with the knowledge and assets available, how can we improve the impact of conservation science and practice on the preservation of island biodiversity? Our analysis indicates that the synergistic action of many threat factors can induce major ecological disturbances, leading to multiple extinctions. We review weaknesses and strengths in conservation research and management in the nine focal archipelagos, and highlight the urgent need for conservation scientists to share knowledge and expertise, identify and discuss common challenges, and formulate multidisciplinary conservation objectives for insular plant endemics worldwide. To our knowledge, this is the most up-to-date and comprehensive survey yet to review the threat factors to native plants on oceanic islands and define priority research questions.
-
ItemEfficiency of overland flow and erosion mitigation techniques at Ribeira Seca, Santiago Island Cape Verde(Tommy S.W.Wong, 2012) AJD Ferreira, J. Tavares, I. Baptista, COA Coelho, A. Reis, L.Varela and J. Bentub
-
ItemPigeon pea to combat desertification in Ribeira Seca watershed - Cape Verde(DESIRE - INIDA, 2012) Tavares, Jacques & Baptista, Isaurinda
-
ItemEvaluation of remediation recommendations stakeholder workshop 3º Ribeira Seca - Cape Verde(INIDA/ DGASP, 2012) Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), Direção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP), Ministerio de Desenvolvimento Rural (MDR)
-
ItemEvaluation of remediation recommendations: Stakeholder Workshop 3 Ribeira Seca, Cape Verde( 2012) INIDA, DGASP, MDR
-
ItemPigeon pea to combat Desertification in Ribeira Seca watershed - Cape Verde(Desire project-INIDA, 2012) MDR, DGASP